"como vencedora a proposta de maior oferta, e o que verificamos é a fixação em R$ 5.000,00 pela permissão, algo nunca visto em matéria de licitação e que a sua correção encintara os investidores caçadores de plantão por bons negócios, que poderão oferecer R$ 100 mil, R$ 150 mil por uma permissão de táxi, se compararmos ao que eles obtém nos mercados de investimento, algo incompatível com a condição de um taxista;" Leia mais até o final da matéria, o texto é grande, mas vale a pena investir 07 minutos e entender o assunto.
Não somos apenas contra a licitação nos táxis porque queremos discordar com o grupo que a pede, nós mostramos nossos argumentos e preocupações.
Existem diferenças de ideias e formas de se trabalhar e os objetivos deveriam ser bem parecidos, liberar as permissões aos auxiliares.
Todas as semanas recebo na reunião do Garnier, associados da Abrataxi que vem até mim e falam em acordos, paz, união e outros, respeito a ingenuidade destas pessoas em admirar sua liderança e almejarem que pudessemos trabalhar junto, mas sabe como é que é, "gato escaldado tem medo de água fria " comecei a reunião do Magnatas, convidei a associação e deturparam minha linha de ação e muitos promoveram uma espécie de "golpe de estado" ao ponto de alguns desses associados acreditarem que não foi eu quem começou esta mobilização.
Hoje estamos as portas de uma conclusão, a poucas semanas de concretizarmos a liberação das permissões cassadas, da mesma forma que dissemos que íamos em busca de uma aprovação na Câmara e prefeitura, a fase agora é de aguardar a preparação da lista segundo os critérios aprovados na Câmara dia 18 de dezembro e sancionado pelo prefeito dia 10 de janeiro de 2013, menos de vinte dias atrás.
Leio comentários e vejo os olhares desconfiados e frases como: é tudo balela, não vai sair nada né André.
Eu respondo: VAI SAIR SIM, ESTAMOS EM RETA FINAL, E SE NÃO SAIR É PORQUE HÁ UMA DISCUSSÃO NA JUSTIÇA, PORQUE O PREFEITO E SECRETÁRIO VÃO CUMPRIR A LEI, MAS UMA ASSOCIAÇÃO ESTÁ EXERCENDO O SEU DIREITO DE QUESTIONAR.
Cabe a justiça decidir se estão certos ou errados, eu particularmente acredito que não.
Ouço acusações de adversários plantando a dúvida de que não devem acreditar no que dizemos, que os Jorge Felippe e S. Ferraz são políticos e por isso não são de confiança, que a lista está demorando poruqe vão empurrar com a barriga, buá, buá,buá
Quando digo que SOU CONTRA A LICITAÇÃO eu mostro estudos, leis e argumentos suficientes para sustentar a tese, explico que um processo de LIBERAÇÃO DE PERMISSÕES através de Lei, não é como distribuir saquinhos de doce no dia 27 de setembro, tem de haver planejamento e precisamos de paciência.
Façam as suas escolhas de qual grupo seguir ou ficar aguardando cair do céu, é um direito seu.
Em nossas reuniões no Clube Garnier, não cobramos taxas, mensalidades ou qualquer obrigação. Nos reunimos com o único propósito de resolver nossos problemas e criarmos soluções.
Leia abaixo este estudo sobre a licitação de Belo Horizonte/MG, feito por um colaborador de nossa reunião, ele não cobrou um centavo e explica muito por que devemos rejeitar esta proposta.
NÃO A LICITAÇÃO, TÁXI É
UTILIDADE PÚBLICA!
QUE VENHA A LIBERAÇÃO DAS
PERMISSÕES SOMENTE AOS AUXILIARES COM MAIOR TEMPO DE SERVIÇO
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caro
amigo André e colegas taxistas de Belo Horizonte, é com muita tristeza e posso
dizer surpresa, que assistimos esse total despreparo e desconhecimento de
Direito Positivo, tanto da prefeitura de BH, através da BHTrans como também da
pseudo-associação que defende a licitação para o serviço de táxi.
Ao
analisar o edital da BHTrans são nítidos os erros diante da legislação, o que o
torna completamente nulo e o pior que se forem corrigidos só beneficiarão os
investidores de plantão por bons negócios, vejamos:
A BHTrans determina a licitação por MELHOR
TÉCNICA COM PREÇO FIXADO NO EDITAL, vejamos a legislação:
“LEI
Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993;
Art.
3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional
da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa
para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional
sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os
princípios básicos da legalidade, da impessoalidade,
da moralidade, da igualdade, da publicidade,
da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do
julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
§
1º É vedado aos agentes públicos:
I
- admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou
condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o
seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades
cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da
naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou
de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico
objeto do contrato, ressalvado o disposto nos §§ 5º a 12 deste artigo e no art.
3º da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991;
Art.
30. A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:
I
- registro ou inscrição na entidade profissional competente;
§
5º É vedada a exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com
limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer
outras não previstas nesta Lei, que inibam a participação na licitação;
Art.
45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação
ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de
licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de
acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar
sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.
§
1º Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na
modalidade concurso.
I
- a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa
para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a
proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor
preço;
II
- a de melhor técnica;
III
- a de técnica e preço;
IV
- a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de
direito real de uso.
§
2º No caso de empate entre duas ou mais propostas, e após obedecido o disposto
no § 2° do art. 3° desta Lei, a classificação se fará, obrigatoriamente, por
sorteio, em ato público, para o qual todos os licitantes serão convocados,
vedado qualquer outro processo.
§
3º No caso da licitação do tipo menor preço, entre os licitantes considerados
qualificados a classificação se dará pela ordem crescente dos preços propostos,
prevalecendo, no caso de empate, exclusivamente o critério previsto no
parágrafo anterior.
§
4º Para a contratação de bens e serviços de informática, a Administração
observará o disposto no art. 3° da Lei n° 8.248, de 23 de outubro de 1991,
levando em conta os fatores especificados em seu § 2° e adotando
obrigatoriamente o tipo de licitação “técnica e preço”, permitido o emprego de
outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo.
Artigo
46. Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e
preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza
predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos,
fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral,
e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos
básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4° do artigo anterior. “
Conclusão:
Primeiro: A luz da legislação um dos
princípios de uma licitação é delegar à iniciativa privada um serviço público,
onde seja selecionada a proposta mais vantajosa para a administração, conforme
o Artigo 3º da Lei 8.666, outra, como se observa no Artigo 45, § 1, Inciso IV,
no caso de concessão de direito real de uso, a única possibilidade de licitação
é a de maior lance ou oferta, igualmente, não existe a modalidade de preço
fixado e sim de preço mínimo, tendo como vencedora a proposta de maior oferta,
e o que verificamos é a fixação em R$ 5.000,00 pela permissão, algo nunca visto
em matéria de licitação e que a sua correção encintara os investidores
caçadores de plantão por bons negócios, que poderão oferecer R$ 100 mil, R$ 150
mil por uma permissão de táxi, se compararmos ao que eles obtém nos mercados de
investimento, algo incompatível com a condição de um taxista;
Segundo: Utilizando-se de licitação do
tipo “ MELHOR TÉCNICA”, como menciona o Artigo 46, a concessão para exploração
de serviço de táxi não se enquadra nesta modalidade, que é utilizada, como a própria
lei diz, “exclusivamente para serviços de natureza predominantemente
intelectual...”;
Ainda em se
tratando de ‘MELHOR TÉCNICA”, em seu Artigo 30, Inciso I, determina limites
para apuração técnica do profissional, exigindo “seu registro ou inscrição em
entidade profissional...”, qual é a nossa entidade? Se não temos registro
profissional, ninguém estudou para ser taxista; como também trata o Artigo 3º,
§1, Inciso I: “É vedado ao agente público,
incluir cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o
seu caráter competitivo, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da
sede ou domicílio dos licitantes...”, também no seu § 5º, que diz “É vedada a
exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com limitações de tempo ou de
época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer outras não previstas nesta
Lei, que inibam a participação na licitação.” Ou seja, se mesmo assim
considerado o exercício da atividade de taxista como aptidão técnica, qualquer
taxista, cidadão brasileiro de qualquer lugar do país tem o direito de
participar da licitação.
Terceiro:
No corpo do Edital ficam excluídos os ex-permissinários que tenham por qualquer
motivo se desligado do sistema por 5 anos anteriores ao Edital. Vejam, se a
licitação é pela MELHOR TÉCNICA, é contraditório ao benefício da sociedade
excluí-los, pois é possível que haja possíveis proponentes com bastante tempo
de serviço, o que, como consta no Edital os pontuarão com relevância.
Outrossim, conforme a legislação, as concessões anteriores a Constituição de
1988 não são atingidas pelas novas regras, se usurpado o direito destes
participarem, incorre o poder concedente em crime, inclusive com previsão de
pena de restrição de liberdade.
Então
caros colegas de Belo Horizonte, estas são apenas algumas pinceladas no
assunto, estamos assistindo um emaranhado de tentativas erradas de corrigir a
simples omissão do Município em não legislar corretamente, buscando uma solução
política-socialmente correta, abrindo espaço para a anulação desta licitação,
corram atrás, vão até a última Instância do Judiciário pela anulação desta
barbárie, pelo cancelamento desta licitação, por falta de legislação o
Judiciário virou filial do Executivo e Legislativo, abram os olhos senhores
prefeitos e vereadores, ou será que, o que esta acontecendo esta previsto e é a
vontade de vocês?
As
doutrinas que conceituam o SERVIÇO PÚBLICO não encaixam o serviço de táxi,
muito pelo contrário o que temos de legislação não prevê licitação para tal, CF
Art 20, Art 175, decisões no STJ, o próprio Senado Federal através de sua
Consultoria Legislativa, composta por pessoas concursadas, gabaritadas detém
artigos em sua Biblioteca Digital, onde está claro que o ÚNICO SERVIÇO PÚBLICO
DE TRANSPORTE URBANO É O TRANSPORTE COLETIVO ESSENCIAL, e estas legislações em
comunhão com decisões superiores em processos transitados em julgado, dão aos
Munícipes o poder de outorga sobre AUTORIZAÇÕES para táxi, ou também as Câmaras
de Vereadores também esta faculdade.
André,
já falei antes, nesta situação em que estamos vivendo de instabilidade
jurídica, simplesmente por falta de vontade e interesse político em solucionar
a questão, vai haver um desinteresse epidêmico ao serviço de táxi, olha o
carnaval está chegando, então, existem pessoas que com certeza conhecem mais a
matéria do que eu, que podem solucionar a questão, precisamos de uma legislação
completa para o serviço de táxi, qual é o medo do prefeito em declarar que o
táxi não é serviço público, ele pode definir quantos andares uma pessoa pode construir
em seu prédio, ele também pode dizer quantos táxis ele vai autorizar na cidade,
como já faz com todas atividades comerciais, imagine se todos os comerciantes
decidissem transformar seu negócio em padarias, e ele impede isso pela postura
municipal, quanto a utilidade, quer mais útil que uma farmácia e nunca ouvi
falar em licitação para farmácias, mas as regras são rigorosas para se manter
uma.
AUTORIZAÇÃO
DE SERVIÇO PÚBLICO é ato administrativo precário, pelo qual o Poder
Público consente
com
o exercício
de atividade pelo
particular, que indiretamente lhe
convém. O interesse é
predominantemente
do particular. Não depende de licitação.
Ex. serviço de táxi, guarda particular de
residências,
serviços de despachantes. Embora não sendo atividade pública típica, o Poder
Público tem
interesse
em conhecer e credenciar os executores, para exercer sobre eles controle em seu
relacionamento
com o público.
Os
executores são particulares e apenas prestam um serviço de interesse da
comunidade, por isso a
Administração
tem o interesse em controlar e autorizar.
Utilizo-me
das palavras da jurista conceituada Drª. Maria Sylvia Z. Di Pietro ressalva que
o artigo 21, XI e
XII
da CF faz previsão de serviços autorizados de titularidade da União, podendo
ser autorizados ao
particular,
por discricionariedade da Administração, sendo que essa delegação pode ser para
atender ao
interesse
do particular, sem contudo afastar o interesse público.
Vou
parar por aqui para deixar um pouco para os que ganham parcos salários,
destrincharem este assunto, que infelizmente será tratado dentro de gabinetes
com ar-condicionado e cafezinho, sem a participação de alguém que senta em um
carro durante 16 até 18 horas por dia, neste trânsito infernal para pagar as
altas diárias ou até mesmo se permissionário com prestação, seguro e
manutenção, ainda sendo perseguido nestas covardes blitz, onde a prefeitura
outorga poder para pessoas nitidamente despreparadas ou até são orientadas para
tal, haja vista a publicação diária em Imprensa Oficial, onde destacam a
atuação da prefeitura no combate ao Táxi Pirata, pobres cidadãos que não sabem
que como anteontem foi publicado a vistoria de 43 veículos, sendo 42 lacrados,
talvez por um risco no para-choque ou quem sabe um pneu com 1,5mm, ao invés de
1,6mm.
A
coisa é mais séria do estamos pensando, vamos tomar uma atitude!!!
Duvido eles virem até aqui debater em fórum público suas ideias, até a pagina na web deles está fora do ar, isso me remete ao tempo do militarismo em que escondiam e censuravam a imprensa.
ResponderExcluirAndré, sem medo de falar a verdade, não vou as reuniões mas já decidi, estou com você.
Tenho razões pessoais para não poder ir a reunião quinta feira, mas incentivo os colegas a participarem.
Continue sendo transparente, claro e objetivo, tú vai longe!
Obrigado a você e sua excelente equipe de trabalho.
Ass.
Claudionor Ramos ha 25 anos na profissão
Vocês ficam num vaievem perdendo tempo dos trabalhadores Taxistas. Eu tenho um passageiro que é ex ministro do supremo tribunal federal, ele diz que o taxista é um autônomo e a profissão é privada e o serviço de taxi é hoje um serviço privado que não deveria estar nas mãos de prefeituras e só está por causa do pessoal que tem muitos taxis para alugar. Ele recomendou que eu e vãrios taxistas fossem denunciar no na justiça a prefeitura que não pode autorizar agente trabalhar com a nossa profissão.
ExcluirProcurem RE 359 444!!!
ExcluirÉ, tem razão, taxi é um serviço privado e Taxista é uma profissão privada. Lá no ponto estão falando que eles abriram empresa de transporte para poder participar da licitação das autonomias para empresas, que gentinha.
ExcluirPrefeituras não tem competência para legislar sobre a profissão de taxista. Por que vocês não defendem também a profissão??
ExcluirCaro André, não vejo nenhum tipo de interesse por parte da prefeitura do Rio, e diante de tudo que foi feito, o lançamento de um edital de licitação para tal fim.
ResponderExcluirPor que tanta confusão??
Acalmem-se.
Que se resolva a lista de nomes primeiramente.
Eu realmente gostaria de saber o que a Abrataxi quer com essa história toda. Também já procurei na internet (como o Claudionor Ramos, na postagem das 18:40) algum site, blog ou qualquer outro tipo de mídia para me informar sobre eles e tentar descobrir alguma informação qualquer e simplesmente não há nada, ou está em construção ou mudança. Vejam bem, não estou defendendo ou acusando ninguém, mas eu adoraria ler ou ouvir do próprio Ivan Fernandes sobre o que ele pensa, o que ele acha, o que ele está fazendo pela categoria dos taxistas (auxiliares ou permissionários). Porque para ele está muito cômodo ficar calado e ver o circo pegar fogo; enquanto todos discutem, brigam e se xingam e tudo o mais, ele apenas assiste o espetáculo!
ResponderExcluirTambém sou auxiliar desde jan/2003, pago diária, prestação de casa própria, tenho três filhos (um adolescente de 12 anos e gêmeos de 2 anos), despesas de montão, como a grande maioria dos meus colegas taxistas. Já mudei de carro várias vezes, sempre procurando uma condição melhor e também estou (como todos estão) aguardando uma dessas tão sonhadas autonomias. Só que convenhamos, essa briga toda por parte de todos (políticos, "ditas" associações, sindicatos, taxistas, jornalistas, etc, etc, etc) só está nos atrapalhando. Sem querer parecer falso moralista, precisamos realmente de união com relação a TODA esta situação do taxi.
Ass. Angelo Santana
Sou Tiago Dutra de Manaus e faço parte de uma instituição chamada Ordem dos Taxistas do Brasil que vamos em breve fazer parte da história. Defendemos a profissão e que cada profissional exerça com seu próprio taxi. Tem um grupo no RJ.
Excluircomo taxista fico como a maioria preocupado tanto de um lado quanto de outro .vejo a praça hoje ja comporta e da um bom atendimento a populaçao as falhas no atender au passageiro e devido as coperativas e associaçoes ainda trabalha de forma amadoras .deixando queimar farias corridas por nao ter estrutura ,licitaçao coisa e ideia de maluco nao tem cabimento.agora acho ate justo liberar as cassadas para quem tem direito e tempo .agora sera que quem ficou de fora vai se conformar? sera que nao teremos com esse pessoal que ficou de fora compreençao? pois hoje e fato todos os auxiliares estao na espera ate quem entrou ano passado sera que isso nao acaba mais
ResponderExcluirMuito bom! Todavia é bastante controverso na doutrina as hipóteses de outorga de serviço público por meio de autorização, alguns entendem, com muita propriedade, que a autorização somente pode ser utilizada mediante o cumprimento de previsão constitucional expressa, se não me falha a memória, a previsão na Constituição Federal elenca o transporte interestadual, mas ainda assim a União optou pela permissão. Acho q talvez se encontre uma saida alternativa através da própria licitação. Seja qual for o fim dessa "luta" não há como agradar a tds. Abs. Daniel Alves.
ResponderExcluirA Constuição Federal e a maioria dos juristas dividem que o transporte coletivo é serviço público e o transporte individual é serviço privado. Levem ao Supremo isso.
ExcluirSou taxista auxiliar desde 2007, sou graduado em Marketing e, anteriormente, trabalhava no "mundo" corporativo. tenho 53 anos e confesso que nunca li algo tão absurdo, tão abjeto. Não sei como um advogado, um jurista, um expertise em Direito, enfim, quem elaborou esta lei, macomunado com os legisladores que a aprovaram não tenha vergonha na cara ( a expressão é essa ), não tenha um mínimo de discernimento sobre o assunto. Está explicitado nas entrelinhas deste texto de que o interesse, único, é econômico. É lamentável.
ResponderExcluirEntao vc ta na profissao errada amigo.
ExcluirVolta pro seu "mundo" coleiro babaca.
///////SEM ANSIEDADES\\\\\\\
Você está confuso, não está se dirigindo a um parente seu, irmão, pai, filho, tio. Não sabia que, além de taxista, você é "expertise" em RH. De qualquer maneira, quem decide a atividade que vou exercer, sou eu. Outra coisa, meu caso diz respeito a Benefício. Já postei, anteriormente, minha história. No que o André se propos a fazer, lutar pela transferência de permissões cassadas pros auxiliares com maior tempo de serviço, sou a favor e dou a maior força. Sou grato ao André, por ter abraçado a causa das viúvas. Com ele, vou até o final. Seja Feliz.
ExcluirAlem de coleiro babaca e pucha saco.
ExcluirSo faltava essa.
////////SEM ANSIEDADES\\\\\\\\
caro alexande oliveira te peço a vc e a todos os leitores desse blog q quando lerem este nome "SEM ANSIEDADES" não confunda com esse merda q falou q sr. esta na profissão errada.pois não fui eu q escrevi.
Excluirconheci esse blog a 7 meses atras e a 6 meses frequento semanalmente as reuniões no garnier.e de 2 meses pra cá tem um cara q usa esse nome "SEM ANSIEDADES"pra poder chamar os outros de coleiro,babaca etc...sei q isso pra mim é besteira,mas não sei qual é a dele.emfim q ele seja feliz(de repente ele deve esta carente).
e o meus pensamento é igual ao seu como: transferencia das cassadas pros auxiliares,hereditariedade,A LISTA e outros mais.
meu irmão to com andré,contigo e com todos q estão no mesmo bote.é mata ou morrer,é tudo ou nada ou é ou não é.
sem mais.
VALEU A TODOS..............
Caro "SEM ANSIEDADES", obrigado pela solidariedade e pelo engajamento nesta luta. Quanto ao "outro", já teve os seus 3 min de "fama" e a minha resposta. O melhor a fazer é ignorá-lo. O pior dos tratamentos é a indiferença. Portanto, sejamos indiferentes aos seus comentários chulos e sem propósito. Um abraço.
ExcluirA lei 8666/93 determina a obrigatoriedade de licitação para a outorga de permissão, mas não determina a modalidade.
ResponderExcluirO Município não pode criar modalidade de licitação, pq ele tem que respeitar a regra geral de licitação, fixada na lei nacional, pq é da competência privativa da União legislar sobre regras gerais de licitação.
Eu estava pensando se o Município não poderia fazer um processo simplificado de escolha, para a outorga do serviço, respeitando os princípio da administração pública, daí poderia pontuar os motoristas auxiliares com o maior tempo de profissão, tb poderia elaborar um processo de escolha, através de exames, cursos etc, sem a fixação de pagamento pela autorização. Para os colegas que entendem que o Município pode outorgar a prestação de serviço público de transporte individual através de autorização, não há qq dificuldade dele estabelecer critérios impessoais para escolher o melhor profissional. Ademais, fixar a outorga do serviço através de autorização, não legitima que o Município autorize qq pessoa à prestação do serviço sem a fixação de um processo moral, eficiente, impessoal, legal e com publicidade.
André, será que vc conseguiria que o novo secretário consultasse a PGM sobre essa possibilidade ma pessoa do PGM, Rafael Oliveira?
Talvez essa seja uma sáida intermediária. Abs. Daniel Alves.
a LICITAÇÃO que é regida pela Lei 8.666/93, a qual estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no Âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, também é clara em seu artigo 3º que a LICITAÇÃO destina-se entre outros, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração.
ExcluirPor isto, cabe aqui mais uma vez a lição de Hely Lopes Meirelles, ao afirmar que: "LICITAÇÃO é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse."
E mais, a meu ver, licitação para um serviço público, prevê concorrência/competição, o que não e o caso, já que todo o serviço é tarifado pela própria administração. Se a competição inexiste não há que se falar em licitação.
De tudo isto, o certo é que por ser o serviço de taxi sui generis, por sua própria peculiaridade, tendo em vista que, o taxista detém simplesmente uma permissão, na qual põe um veículo de sua propriedade, sem qualquer renumeração pela Administração.
Licitação deve ser aplicada aos transportes COLETIVOS que são serviços úblicos, todavia ao transporte individual não, porque não é serviço público, é dever do Estado oferecer a sociedade o serviço de transporte coletivo e não o individual. Tiago Dutra - Manaus - membro da Ordem dos Taxistas do Brasil.
Excluir
ExcluirReivindicação ao sindicato:
Essa questão de estarmos "na mão" de pessoas despreparadas em blitzs me parece mais importante do que atentamos. É sim a partir daí que eles exercem a deslealdade e praticam a covardia para nos colocarem no "lugar" que ELES acham devido; e, por fim, conseguirem nos enfraquecer como profissionais cada vez mais. E, por outro lado, dessa maneira, nos achacam através de despachantes e outras mazelas relacionadas. Temos que pensar uma forma de ter representação nessas blitzs para que só sejam lacrados, rebocados, etc., os que realmente forem merecedores de tal ação. Um representante que seja! Não me parece algo assim tão difícil de conseguir. Diversos outros seguimentos com REAL REPRESENTAÇÃO SINDICAL têm esse representante em situações de fiscalização. Nós, na batalha do dia a dia, não temos como nos opor a esses senhores alcunhados como autoridades, pois, nas vezes que nos opomos, corremos sempre o risco de ver agravar mais ainda a nossa situação naquele momento. Abraços.
Caro Daniel, tenho observado seus comentários e acredito que possamos, em conjunto com os demais colegas, debatermos uma possível proposta, à ser apresentada para o município. Fica aqui outra tese para discutirmos com neutralidade, nada é absoluto e ninguém aqui quer ditar regras, mas com realismo conversarmos sobre nossa situação, acompanhem:
Excluir. Quando um passageiro pega um táxi, ele não recebe serviço diferenciado, caso seja um taxista "DONO" do veículo ou um taxista que "ALUGA" o veículo, o auxiliar.
. Todos os taxistas retiram da "EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE INDIVIDUAL POR VEÍCULO DE ALUGUEL COM BASE EM TARIFA TAXIMÉTRICA" o seu rendimento, seja "DONO" ou "LOCATÁRIO", podemos concluir que hoje todos os taxistas registrados junto SMTR, já são "PERMISSIONÁRIOS" para a exploração da atividade do táxi.
Com base nas duas premissas acima, pensemos:
A figura do taxista, o profissional, não se mistura com a figura do veículo, táxi, que podemos compará-lo com um estabelecimento comercial;
O "TAXISTA" é quem detêm a permissão para explorar o serviço, ou seja, sua "PERMISSÃO, CONCESSÃO ou AUTORIZAÇÃO" é que é pública, e deve lhe ser outorgada por meio de licitação, que no caso se enquadra no formato de "CONCURSO", que poderia até mesmo ser semanal, para a possível entrada de novos motoristas no sistema e o que hoje conhecemos como Registro de Auxiliar em Transporte Rodoviário - RATR, nada mais é do que o "NÚMERO DA PERMISSÃO". Observem que o nosso velho e conhecido "RATR" é a abreviatura do termo "AUXILIAR", que é conferido à todos, "DONOS" ou "LOCATÁRIOS";
Quanto ao veículo com categoria "ALUGUEL", ele é equiparável à todos os demais estabelecimentos comerciais, padaria, farmácia, açougue etc , que são licenciados por "ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO", e como em algumas atividades, requer um responsável técnico, como a farmácia, o farmacêutico, o hospital, o médico, entre outras.
Esta tese é para manter o registro do taxista como figura de "SERVIÇO PÚBLICO" e levar o veículo para o Direito Civil, dando maior liberdade ao município.
Vamos falar sobre as possíveis implicações.
andre estou como muitos aguardando a lista dos auxiliares e a das permissões cassadas, mas infelizmente vejo que, vai acontecer tudo de novo, várias pessoas, irão ganhar sem ao menos ter sentado um dia a bunda em um táxi para trabalhar, e vai colocar auxiliares pra trabalharem igual escravos, tinha que ter um mecanismo pra não deixar isso acontecer, infelizmente eu concordo ´so em uma coisa com a abrataxi, o táxi virou um comércio quem tiver dinheiro para comprar uma permissão vai lá e compra, e isso vc vê em todos os jornais esta explicito e escancarado para qualquer um ver e o orgão público não toma uma atitude contra isso, o negócio é só ferrar o taxista em blitz, manda tirar o insulfilm, colocar um novo bigurrilho , etc....; os piratas eles não fazem nada , relmente é de assustar
ResponderExcluirNão a licitação pq vai atrair investidores? Pq só vai ter autonomia quem tem 100.000,00 a 150.000,00 para investir? Ué? !? Pensei que já funcionasse assim hoje em dia...hahaha
ResponderExcluiresse pessoal devia se informar direito,já vi anuncio no bom negocio de autonomia de 180 mil,agora com essa boataria que tá rolando sobre licitação e ai eles dão uma retrucada,é um comercio muito volátil.
ExcluirPode custar até 180 mil mas estamos dizendo que pela lei pe de graça e pela licitação tem preço
ExcluirLicitação não é só em BH...ta rolando também em Brasília....
ResponderExcluirDuas ilegalidades, basta o poder público pesquisar os autos e rasgar esses editais na cara desses promotores (que utiliza se do cargo público) para dilacerar a vida da família de taxistas, deixando os sem qualquer amparo.
ExcluirEsse é o caso do promotor de BH, Leonardo Barbarela, que tem conhecimentos que o táxi é autorizatário, mais quer licitar tudo, mesmo retroagindo com a lei, o que é INCONSTITUCIONAL. Autoridades judiciais podem responder com ABUSO DE AUTORIDADE, através da Lei Federal 4898 de 98. Alô pessoal de BH, alô Sincavir!! Hora de bater de frente, utilizando se de leis vigentes!
Atencao colegas.
ResponderExcluirTenho percebido a nova moda lancada por taxistas que rodam a noite.
BIGURRILHO APAGADO!!!
Esses "pregos" que trabalham a noite deixam o taximetro desligado para aparentar estar com o carro tripulado, e pegam os passageiros parando bruscamente na nossa frente
Como a noite nao tem nenhuma fiscalizacao, esses maus taxistas na maioria das vezes com carros velhos e em mau estado de conservscao ficam ai rodando em toda cidade, estao em toda zn dando um mau exemplo prejudicando nossa classe.
Cuidado com esses maus colegas de profissao meus amigos.
Vai ai uma dica mto importante cuidado.
^^^^^^^^^^SEM ANSIEDADES^^^^^^^^^^^
É QUEM TE PERGUNTOU ALGUMA COISA?
ExcluirLICITAÇÃO PARA PESSOA EXERCER UMA PROFISSAO PRIVADA E UM SERVICO QUE É PRIVADO???? TA TUDO ERRADO !!!!!
ResponderExcluirCara: não viaja, o bigurrilho apagado durante a noite é uma segurança de quem já teve diversos tipo de problema,é uma tática muito bem usada por quem não quer correr riscos,quem já foi assaltado ou já teve o carro sujo por pessoas completamente bêbadas sabe como é,então você acha que quem passa a madrugada trabalhando dentro de um taxi tem a obrigação de se expor e enfiar qualquer um dentro do carro?, ou você é um culeirinho ou não deve ser taxista, não é possível que você pense assim,mais um querendo IBOP e criticando a lado errado, é lamentável !!!
ExcluirFui ofendido aqui quando alertei que o Prefeito ia deixar passar o primeiro mandato e depois ia meter o p**,agora tá na alça de mira as vans,já é fato,serão licitadas,o próximo passo é o táxi,não tem volta,é uma tendência nacional,em relação aos comentários do administrador do site sobre preço eu acho que ele vive em outro mundo ou finge que não vê,já tem no mercado negro autonomia de R$ 180 mil,com a licitação vai se criar regras,por exemplo,um permissão não é um bem privado,então não pode ser passada como herança,as vans vão servir de modelo para o que vai ser implementado no final de 2013,nunca errei,e não é agora que vou errar,isso não é adivinha,é contato forte.
ResponderExcluirVc é o sabidão do mundo?
ExcluirPq então não comenta a situação de SP?
http://www.cadernosp.com.br/cidade/4261/sorteios-de-12-mil-alvaras-para-taxistas-comecam-hoje
Cada um que passa aqui!
É bom saber que temos pessoas influentes em nosso convívio, então caro amigo, fale para o seu contato forte, que pelo visto tem acesso ao prefeito, que não estamos falando de 6.000 vans e sim de 32.000 táxis, somados aos 20.000 auxiliares, já são 52.000 pessoas diretamente interessadas, multiplicados por seus familiares, só para ilustrar vamos dar um número de 3 em cada família, já chegamos ao mínimo de 150.000 pessoas. Estamos às vésperas do Carnaval, onde é sabido que 80 a 90% dos taxistas que rodam neste período são auxiliares. Assim como esta dizendo a coisa é política e tramada. Como venho repetindo que o táxi não atende a requisitos de serviço público, um deles é o da permanente oferta e em como em qualquer atividade econômica de iniciativa privada, o comerciante abre suas portas nos horários que melhor lhe convier, então que os táxis fiquem parados durante o carnaval em demonstração de que é uma atividade privada.
Excluirquem for permissionario,se houver licitação ,como é que fica a situação deles.
ResponderExcluirse houver licitaçãoo,como é que fica a situação de quem é permissionario.
ResponderExcluirMeu caro, acho que você está equivocado. Vans se enquadram em transporte coletivo. Táxi é carro de aluguel. São coisas distintas.
ResponderExcluirfaço uma pergunta? Se houver licitação, QUANTOS ASSOCIADOS DA ABRATAXI , TEM CONDIÇOES DE DAR UM LANCE???Será que não estão lutando em vão?? Me parece que estão indo , contra seus proprios interesses sem perceber!!!
ResponderExcluir
ResponderExcluirReivindicação ao sindicato:
Essa questão de estarmos "na mão" de pessoas despreparadas em blitzs me parece mais importante do que atentamos. É sim a partir daí que eles exercem a deslealdade e praticam a covardia para nos colocarem no "lugar" que ELES acham devido; e, por fim, conseguirem nos enfraquecer como profissionais cada vez mais. E, por outro lado, dessa maneira, nos achacam através de despachantes e outras mazelas relacionadas. Temos que pensar uma forma de ter representação nessas blitzs para que só sejam lacrados, rebocados, etc., os que realmente forem merecedores de tal ação. Um representante que seja! Não me parece algo assim tão difícil de conseguir. Diversos outros seguimentos com REAL REPRESENTAÇÃO SINDICAL têm esse representante em situações de fiscalização. Nós, na batalha do dia a dia, não temos como nos opor a esses senhores alcunhados como autoridades, pois, nas vezes que nos opomos, corremos sempre o risco de ver agravar mais ainda a nossa situação naquele momento. Abraços.
ResponderExcluirReivindicação ao sindicato:
Essa questão de estarmos "na mão" de pessoas despreparadas em blitzs me parece mais importante do que atentamos. É sim a partir daí que eles exercem a deslealdade e praticam a covardia para nos colocarem no "lugar" que ELES acham devido; e, por fim, conseguirem nos enfraquecer como profissionais cada vez mais. E, por outro lado, dessa maneira, nos achacam através de despachantes e outras mazelas relacionadas. Temos que pensar uma forma de ter representação nessas blitzs para que só sejam lacrados, rebocados, etc., os que realmente forem merecedores de tal ação. Um representante que seja! Não me parece algo assim tão difícil de conseguir. Diversos outros seguimentos com REAL REPRESENTAÇÃO SINDICAL têm esse representante em situações de fiscalização. Nós, na batalha do dia a dia, não temos como nos opor a esses senhores alcunhados como autoridades, pois, nas vezes que nos opomos, corremos sempre o risco de ver agravar mais ainda a nossa situação naquele momento. Abraços.
Me parece que algumas pessoas não estão entendendo...Todos sabemos que já se compra e vende autonomias, penso eu que o correto . para quem é auxiliar tentar um outro processo para alcançar a sua, por esse ponto de vista esta correto dizer que os investidores já existem...Mas eu penso que os amigos que estão lutando pela abrataxi, eles terão dinheiro para participar das licitaçoes??? Eu acho que estão lutando contra a propria causa!!!
ResponderExcluir
ResponderExcluir**QUE VENHA A LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES SOMENTE AOS AUXILIARES COM MAIOR TEMPO DE SERVIÇO**
NÃO!!!!
QUE VENHA A LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES SOMENTE AOS AUXILIARES COM MAIOR TEMPO DE SERVIÇO REALMENTE COMPROVADO!!!
não tem muito o que se discutir. tudo envolve dinheiro, ou vcs acham que não tem alguém na abrataxi servindo à esses interesses? não existe lógica uma associação que deveria servir aos seus associados, está jogando exatamente do lado contrário. só alguém muito inocente ou incauto, poderia pensar diferente. a Licitação só irá diminuir o número de permissionários particulares, jogando tudo para as empresas.
ResponderExcluiré isso ai, os associados da ABRATAXI, serão também, diretamente afetados, será que não perceberam isso? ou algum interesse maior em que a propria associação (administração) está jogando contra seus associados, apenas no interesse de alguns?
ResponderExcluirAtenção!!! LICITAÇÃO TAMBÉM EM GOIÂNIA, e o impressionante foi que copiaram o edital todo errado de Belo Horizonte. Taxistas goianos vamos sair aqui do Rio de Janeiro para participarmos na sua licitação, somos apenas 52.000, acho que vamos ficar com todas as permissões!!!!
ResponderExcluir
ResponderExcluirReivindicação ao sindicato:
Essa questão de estarmos "na mão" de pessoas despreparadas em blitzs me parece mais importante do que atentamos. É sim a partir daí que eles exercem a deslealdade e praticam a covardia para nos colocarem no "lugar" que ELES acham devido; e, por fim, conseguirem nos enfraquecer como profissionais cada vez mais. E, por outro lado, dessa maneira, nos achacam através de despachantes e outras mazelas relacionadas. Temos que pensar uma forma de ter representação nessas blitzs para que só sejam lacrados, rebocados, etc., os que realmente forem merecedores de tal ação. Um representante que seja! Não me parece algo assim tão difícil de conseguir. Diversos outros seguimentos com REAL REPRESENTAÇÃO SINDICAL têm esse representante em situações de fiscalização. Nós, na batalha do dia a dia, não temos como nos opor a esses senhores alcunhados como autoridades, pois, nas vezes que nos opomos, corremos sempre o risco de ver agravar mais ainda a nossa situação naquele momento. Abraços.
e liciataçao e cassadas e politico e lideres e advogados e gente querendo levar vantagem porque que a regulamentaçao dos taxistas esta parada porque . sera que nao acabaria com esse dilema por uma tabela acabar com o aluquel hoje o que mais tem na praça nao e o verdadeiro auxiliar e sim locatario dono do seu proprio carro que quer disputar quem tem mais direito por tempo ea famosa lei do gerson
ResponderExcluir