Falamos das possibilidades de se derrubar esta liminar da Abrataxi, para que assim possamos receber nossas permissões cassadas e revogadas além de garantir o direito dos permissionários, viúvas e herdeiros além de garantir o ingresso de novos taxistas.
Houve um grupo que queria ir a reunião da associação no Magnatas, mas pelo clima de revolta e o sentimento de insatisfação das pessoas, orientei que não fossem até o encontro deles, pois temo que discussões e confronto direto sejam prejudiciais a toda a democracia.
Expliquei que cabe a associação o direito de argumentar na justiça o que ela entende ser o certo, mas que apesar de a grande maioria já expressar insatisfação com o ato deles, não será batendo boca que as coisas vão se resolver.
Vamos agir na justiça e politicamente para que nossos direitos sejam preservados:
LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES CASSADAS AOS AUXILIARES
ENTRADA DE NOVOS AUXILIARES
TRANSFERENCIAS E HEREDITARIEDADE
Se você é a favor de algum destes três temas, junte se a nós!
A liberação das permissões cassadas apesar de ainda não ter sido divulgada a lista por questões de burocracia, já é um direito adquirido ao auxiliar na lei do Jorge Felippe com emenda do ver. S. Ferraz, portanto não desanime.
EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR MINHA AUTONOMIA!
E não será uma liminar que pode ser derrubada que vamos desistir da nossa empreitada, não será tão fácil dessa vez, vamos nos unir em torno de reestabelecer TODOS OS DIREITOS CERCEADOS NESTA AÇÃO JUDICIAL.
Leia abaixo documento na íntegra que foi entregue ao secretário de transportes Carlos Osório.
Continuem postando sobre a questão do bigurrilho e retirada do insul film.
Vamos pedir uma audiência com o secretário Carlos Osório e falar sobre a demora nas transferências, permutas, publicação das DNM e outros assuntos que já catalogamos e colocamos em pauta.
PROPOSTAS AO PREFEITO EDUARDO
PAES E AO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES CARLOS OSÓRIO SOBRE A
LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES CASSADAS E REVOGADAS E OUTROS DA LEI 5.492/12, COM
REFERÊNCIA A LEI 12.468/11, ENTRE OUTROS ASSUNTOS
I ) Com referência ao artigo 6º da de lei 5.492/12.
1 ) Que o tempo de serviço seja contado a partir de 01 de
Maio de 2000 e o beneficio seja
habilitado pelo maior número de meses trabalhados,depois da Lei 3.123/00, uma
vez que auxiliares cadastrados antes de 30 de abril de 2000 foram beneficiados
pela lei do Diárias Nunca Mais e os casos isolados que não foram transformados
pelo fato do motorista ter ficado fora da praça no período da lei e retornou
depois de 30/04/00, ele será um dos primeiros.
2 ) Que seja publicada uma lista nominal dos remanescentes
que tem direito a DNM, excluindo-os da Lei 5.492/12, determinando um prazo de
180 dias para manifestarem interesse, caso contrário que estas permissões sejam
revertidas à lista das cassadas e revogadas.
E quanto aos que tem direito, que os processos sejam
publicados num menor prazo que hoje passa de um ano em muitos casos.
3 ) Depois de verificado o tempo de serviço, o auxiliar
pretendente passaria por um curso de seis
meses, presencial e com BIOMETRIA ( digital) como o do DETRAN, o diarista
perderia duas horas de trabalho por semana, mas evitaríamos que pessoas que
estão apenas cadastradas e possuem outro emprego, fossem beneficiadas, porque
com certeza um funcionário de uma grande empresa não teria tempo de comparecer
ao curso, logo estaria desabilitado.
4 ) Em casos de auxiliar filhos de permissionários e/ou
esposa, além do curso, o processo seja analisado por uma CORIN ( comissão)
formada por técnicos da Prefeitura e um taxista, para analisar casos de pessoas
que apenas estão cadastradas.
5 ) Que sejam contados o tempo de serviço não pelo RATR, e
sim o número de meses trabalhados, para evitar que uma pessoa que se inscreveu
em 2001 e saiu em 2002 e depois retornou em 2010, tenha direito na
frente de uma pessoa que entrou em 2003 e está até hoje.
6 ) Como critério de desempate seja considerado o menor
numero de RATR e
a condição da idade do auxiliar , os primeiros serão os mais
idosos juntamente com tempo de serviço.
7
) Ao ser classificado o proponente a permissionário deverá ter um prazo
determinado para manifestar interesse de 30 dias.
8 ) CNISN, cadastro nacional de informações sociais nacionais( INSS) para
verificar vínculos empregaticios , imposto de renda verificar situação na
receita caso de empresários, visando excluir não taxistas. É preciso observar
casos de motoristas com dupla jornada como porteiros, garçons, motoristas de
empresas que atuam em meio turno ou em sistema de escala de trabalho.
9 ) Que estas permissões e as provenientes de transferências
cedidas pela prefeitura ou desistência de outro permissionário passem por um
período de um ano em que não poderá
inscrever auxiliar .( provisório de 12 meses) salvo por motivo de doenças
graves comprovada através de exames médicos e laudo pericial do INSS.
II ) DA ENTRADA DE NOVOS TAXISTAS E PREÇO DAS DIÁRIAS
1 ) Qualificação dos novos taxistas e ou alteração na
permissão.Ex: trocou motorista se enquadra nas novas regras:
A- O poder concedente deve disponibilizar contrato que
acorda as partes, sendo este reconhecido pela SMTR
B - Curso com duração mínima de 40 hs de aula, com palestra
de taxistas;
C - Recolhimento obrigatório de INSS, SALÁRIO BASE DO
TAXISTA;
D - Idade inferior a 70 anos;
E - Comprovação de
residência no município através do domicílio eleitoral.
2) O poder concedente, deve elaborar o valor das diárias,
valor mínimo(piso), valor máximo(teto); Levando em considerações fatores
como: Valor do veículo, depreciação anual, custo de manutenção e desgaste
natural das peças de reposição.
III ) DAS TARIFAS A SEREM APLICADAS E PONTOS DE TÁXIS
1 ) O poder concedente, deve estabelecer uma data base para
os devidos reajustes; sugestão dia 02 de janeiro, aproveitando o fato da
bandeira 2 ser no mês de dezembro, reduzindo assim o impacto de um aumento aos
nossos clientes.
2 ) O poder concedente, deve estabelecer e fiscalizar a
jornada de trabalho diária obrigatória exercida;
3 ) Que seja criada tabela pré fixada no aeroporto de
Jacarepaguá, a fim de atender aos anseios de passageiros
4 ) Que o direito ao uso de tabelas pré fixadas, seja
estendidos a TODOS os taxistas que embarcarem nos terminais e pontos
autorizados como rodoviária, aeroportos, portos ou outros que venham a ser
criados.
Obs. A tabela em muitos casos é o desejo do
passageiro/cliente que prefere acertar o valor do trajeto e saber quanto vai
pagar e não meramente um benefício ao taxista.
As tabelas poderiam ser divulgadas nos sites da prefeitura,
de organismos de incentivo ao turismo e no setor hoteleiro, e ser
disponibilizada a TODA A CATEGORIA.
5) Que seja estimulados os pontos em quatro modalidades: O
ponto Livre, o privativo( shoppings e mercados) , mistos e eventuais ( show’s,
Lapa).
6) Abertura de pontos de táxis próximos a áreas dos hotéis,
afim de ocupar espaço ocupado pelos Vip,s e executivos, conhecidos como Car services
( Uma praga que está se alastrando)
IV) DO INCENTIVO AO COOPERATIVISMO
1)REVOGAÇÃO IMEDIATA DO DECRETO 34.325/12, a fim de permitir
que as cooperativas façam seu remanejamento de quadro social.
2 ) Redução do ISS de 2% para 0,01% como o dos ônibus, tendo
em vista que o taxista autônomo é isento e quando se organiza é obrigado a
pagar o imposto.
3 ) Políticas públicas que incentivem a ocupação do Táxi
especial na porta dos hotéis e pontos turísticos, inibindo a atuação do Car servicesa.
4 ) Estimulo para que
“amarelinhos” migrem para o táxi especial, gerando assim mais
oportunidades aos auxiliares e diminua o rateio mensal dessas cooperativas.
5 ) Campanhas públicas que valorizem os táxis, que estimulem
a sociedade a utilizarem mais o nosso serviço, contribuindo para a fluidez no
transito, aumento no número de vagas em estacionamentos e assim reduzindo a
emissão de CO² na atmosfera contribuindo
com o meio ambiente, uma questão de
sustentabilidade.
5 ) Que empresas estimulem o “ táxi solidário”, onde pessoas
do mesmo local de trabalho e itinerário possam dividir um mesmo táxi.
6 ) Combate aos táxis de cidades vizinhas que invadem o
nosso município para atender a contratos em empresas como Petrobrás, casos em
que táxis de Niterói, Caxias e outros da baixada fluminense tomam os nossos
serviços.
7 ) Criação de atos administrativos que possibilitem a
identificação das CENTRAIS DE COOPERATIVAS, como a pioneira CENTRAL COOP DE
TÁXIS DO RIO DE JANEIRO.
V) BUROCRACIA E GUERENGUÊ
1 ) Desburocratização nos processos de transferências e
permutas que hoje estão muito demorados.
2 ) Ações no sentido de unificar os calendários das
vistorias que hoje são quatro: Detran, IPEM, SMTR e GNV.
3 ) Instalação de banheiros, cadeiras, bebedouros e ar
condicionados no Guerenguê, que há poucos meses tinha até lixo e mato na porta
de entrada, uma vergonha!
VI ) CONSIDERAÇÕES FINAIS
1 )Que nem todos os assuntos sejam de competência do
executivo municipal, mas que a prefeitura ou a secretaria municipal de
transportes possa nos orientar como alcançar estes objetivos, seja indicando
que enviemos propostas à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ALERJ ou governo
Estadual.
2 ) Que seja estimulado pelas várias lideranças do táxi um
sistema de cooperação com o poder concedente e que seja estabelecido um fórum
permanente aberto a toda a categoria em local público e amplamente divulgado
com periodicidade trimestral e com a presença de um representante da prefeitura
ou secretaria capaz de tomada de decisões.
3 ) Este documento não significa qualquer compromisso
assumido e sim um relatório apanhado dos anseios dos taxistas que debateram
através de reuniões semanais no Clube Garnier, Rua Ana Néri, 1540 em reuniões
semanais todas as quintas feiras e discussões no BLOG de notícias:
TAXINFORME.BLOGSPOT.COM com mais de 385.000 acessos em um ano.
Sendo assim, assinem abaixo e acusam o recebimento deste na
data de:
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2012
_____________________________________________________
Dep. Fed. Carlos Alberto Lopes
_____________________________________________________
Vereador S. Ferraz – Presidente da comissão de transportes
_____________________________________________________
Carlos Roberto Osório – Secretário de Transportes
______________________________________________________
André de Oliveira – Presidente
do Jornal TAXINFORME
Olá andré. sou taxista a 10 anos e tenho meu emprego. Não tenho motorista auxiluar, pego as 15 há todo até as 22 hs. Não entendi sua conta proposta ao prefeito. De quem têm seu emprego seja excluído de ser taxista. Acompanho seu trabalho e fiquei sem entender.
ResponderExcluirCompanheiro, leia novamente esta proposta ao secretário, ela não é minha, foi formulada nas reuniões e foi levado em conta os casos de pessoas com dupla jornada sim, você não está excluido.
ExcluirHEREDITARIEDADE JA BASTA NA POLITICA.IDEIA DE QUEM NAO PAGA UMA DIARIA DE170REIAS.MANDA A VIUVA TRABALHAR!!!
ResponderExcluirO senhor fala isso por que não deve ter mulher e não tem coragem de assumir seu marido. Você paga diária de R$ 170,00 e ganha quanto ? Fala aí seu caoseiro.
ExcluirAndré. Não seja leviano, pois a informação que você vem passando aos taxistas não são verdadeiras. A entidade propositora da ação, pede unicamente que seja feito um processo licitatório e legítimo o qual não impede a prefeitura de conceder novas permissões. O que estão falando dessa entidade é uma inverdade que precisa ser REVELADA.
ResponderExcluirAmadeu Cerqueira.
Amadeu, não estou sendo leviano, mas é uma questão de consequência, ao pedir a licitação que nunca irá acontecer, atrasou a vida de todos, isso não foi só eu que achei, mas muitos, o espaço continua aberto para a associação esclarecer em nosso meio o seu ponto de vista.
ExcluirAMADEU VOCÊ É UM JUDAS!
ExcluirAOS FANFARROES,CORREIO DO TAXISTA.LEIAM O BLOG E TIREM SUAS CONCLUSSOES.ANDRE COMO VC E DEMOCRATICO,AVISE AOS SEGUIDORES SOBRE CORREIO DO TAXISTA.VERDADE NUA E CRUA!!!
ResponderExcluirCaro amigo, o correio do taxista é do pedro porfírio, pessoa que respeito pelo que já fez pela praça, por isso não há problema em publicar, agora se a verdade é nua e crua, ????? A verdade é bastante relativa neste caso.
ExcluirBoa noite, André, desculpe-me pela manifestação, mas achei alguns pontos absurdos, alguns deles por excesso de intervenção do Estado na vida do particular, outras por não ser da competência do Município e outras por ambas. A Exemplos dos itens: I - 8 – pq o fato da taxista possuir algum vínculo empregatício ou ser empresário não o impede de exercer a atividade de taxista, já que não há vedação legal, nem horário determinado p exercer a atividade de motorista; II – 1 – A (interfere no contrato entre as partes, não tendo o município competência legislativa para criar contrato típico ou legislar sobre direito civil; II-1- C (é da competência da União a fiscalização das condições de trabalho, através do MTE e pela SRF para recolhimento das contribuições previdenciárias; II -1 -D, a vedação ao exercício da atividade, em razão da idade, não encontra amparo Constitucional, já que a aposentadoria compulsória é estabelecida para o exercício de cargos e empregos na administração pública, não ocorre para prestação de serviço público (com a exceção dos notários); E (domicílio eleitoral não se confunde com domicílio do código civil nem com o domicílio p fins tributários); Abs. Daniel Alves
ResponderExcluirCaro Daniel Alves, muito obrigado pelas explicações, sei que muitas das propostas não terão condições de serem acatadas por questões legais e de competencia, mas este texto foi formulado pelos taxistas e suas explicações podem me ajudar a que outros compreendam
ExcluirAndré: Então quer dizer que quem tem direito a DNM, mesmo que só tenha trabalhado 1 ano antes de 2000, saiu e voltou agora, vai receber?
ResponderExcluire muito engraçado as normas criadas em beneficios proprios os criterio tomados por aqueles que sao os donos da razao mesmo aquele que sempre tenta tirar proveito da classe dos taxistas e numca fizeram nada. nao da para entender eu tenho 8 anos trabalhando pagando diaria disputar com um cara que numca pagou uma diaria sequer em toda sua vida a unica diferença e que ele comprou um carro a 10 anos e alugou uma autonomia e paga mensalmente o aluquel da permissao este cidadao numca fala que e auxiliar tem ate vergonha sempre fala o carro e meu .agora ele e auxiliar para ganhar enquanto eu realmente sou pois pago diariamente o valor estipulado da diaria enao e de aluquelquem tem prioridade o de aluquel que numca pagou uma diaria ou eu taxista auxiliar que sempre pagou diaria acho que a prioridade sim deve a quem realmente e auxiliar e nao locatario como hoje a maioria sao
ResponderExcluirVocê que é um M... pare de ser chorão, se paga diária e até hoje não comprou seu carro é porque não teve a oportunidade ou não priorizou isto. Se o outro comprou um carro e alugou a autonomia parabéns para ele, vai encher o saco de outro ou então vai lá reclamar com o andre do taxi ou o papa.
ExcluirIsso não e justo, alguns com 2 anos de auxiliar vão ganhar permissões e outros com 9 podem ficar de fora?,Se por ex: saiu em janeiro de 2000,retornou hoje 4/01/213, esse será beneficiado?. Continuarei batendo na mesma tecla, 2º O sr. Secretario, hoje existem "33" mil taxis" amarelo" circulando no Rio de Janeiro, em nenhum momento ele diz em quantidades cassadas, disse sim que as cassadas seriam distribuídas, e todos acham que são 3.000 permissões, será?, e se o sr. Osório alegar que as únicas permissões cassadas que ele tem conhecimento são essas de quando ele assumiu a secretaria?. Desculpe a desconfiança André,talvez seja por eu ter trabalhado p'ra o sr.... Político com muita influencia", na câmara e na associação comercial. Confie no seu maior inimigo,mas nunca em político! Taxilegalrj ***
ResponderExcluirOnde o senhor leu que um com 02 anos ganha na frente de outro com 09 anos?
ExcluirTOTALMENTE DESINFORMADO!
ExcluirDNM:, todas as permissões são iguais, correto ?,eles DNM, tiveram a época deles, muitos não conseguiram pegar, hoje esses mesmos teem o direito de receber permissões?, por ex: entrou em janeiro de 2000 saiu em janeiro de 2002, retornou em 2012, esses se enquadram nas duas leis, correto?,entendeu?, Só trabalhou 2 anos e vai receber, pela minha maneira de pensar não deveria receber pq estaria se beneficiando da nova lei para receber uma DNM que pelo tempo ficou bloqueada/cassada. André: não sei se estou correto, e apenas uma duvida! Txlrj***
ExcluirAndré continue firme pois você é o lider e nós confiamos em você.
ResponderExcluirAndre, sei que essa batalha so esta no comeco e ainda existem muitas barreiras para serem quebradas. Mas me responda com toda sua sinceridade, qual sao as reais chances dessas permissoes sairem?
ResponderExcluirAnderson
Anderson, esta bataçha está mais do meio para o final, e as chances são concretas, pois já virou lei.
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