http-equiv='refresh'/> BLOG DO ANDRÉ DO TÁXI - NOTÍCIAS SOBRE TÁXIS RJ - PONTO DE ENCONTRO PARA DEBATES DE IDEIAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

   BOM DIA A TODOS OS NOSSOS LEITORES

PRECISAMOS DE TODOS QUE LUTAM POR ESSA CAUSA

HOJE PELA MANHÃ, NA NILO PEÇANHA 26, CENTRO-RJ

 Vamos lá para arrevesarem com os nossos colegas que estão cansados pois passaram a noite lá.

Agora é  hora de lutar pelo nosso direito mais do que nunca , porque se não lutarmos agora o ano passa!

Precisamos de todos ou nada vai se resolver, você está responsável pelo o que você quer, você que necessita de transferência, viúvas , quem quer ingressar na praça pela primeira vez, você auxiliar que por tanto tempo espera a lista das permissões cassadas !

É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE CADA UM DE VOCÊS AQUI, PARE O QUE ESTÁ FAZENDO E VENHA SÓ ASSIM PODEMOS IR RUMO A VITÓRIA E LEMBREM -SE ¨¨EU SÓ VOU PARAR QUANDO EU GANHAR MINHA AUTORIZAÇÃO¨¨

Não vamos deixar que roubem nossos direitos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

41 comentários:

  1. Suas palavras soam incoerentes André.
    Você luta pela liberação do comércio de placas usando viúvas como escudo e diz que só vai parar quando "ganhar" sua autonomia?
    Por que não usa a palavra certa?
    O termo honesto é "comprar".
    Mas se disser isto pode desnudar ao público seu real caráter.
    Você é digno de pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Seu pobre coitado o que te falta alem de caráter é conhecimento.
      Existem as "cassadas" que vão ser distribuídas aos auxiliares, tão logo a liminar caia.
      É este o motivo do André se referir que ganhará a sua, não só ele como muitos os quais vocês vem prejudicando.

      Excluir
    2. vc é muito bonsinho Sr PEDRO DE ALCANATARA ALBUQUERQUE, querendo contestar a causa do André, em que mundo o Sr habita? O andré agindo da forma mais coerente possivel. Deixa de serem covardes com esses comentários maldosos.

      Excluir
    3. Vc deve cheirar cola né não ????
      Que mala !!!!

      Excluir
    4. Nem Deus agradou a todos, no movimento ninguém é levado a força,
      as pessoas vão porque sabem onde está a verdade, criticar é muito fácil.
      Você se acha muito certo de tudo e está cheio de razão, no que você fala.
      Cria coragem e faz alguma coisa para mudar! Você está muito enganado !

      Excluir
    5. Pedro vc não e taxista,e simplesmente uma pessoa mal intencionada com pretexto impulsivo que se alimenta da desgraça alheia,vai procurar oque fazer!! Liga pro marco Miranda e faz um estágio com ele,quem sabe se vc aprende a ser homem ao invés de ficar colocando em dúvida o caráter das pessoas!!

      Excluir
    6. DIÁLOGO RETIRADO DE UMA POSTAGEM ANTERIOR:
      -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Pedro de Alcantara Albuquerque 26 de novembro de 2013 09:43

      Atenção pessoal!!!!
      Vamos todos rasgar a Constituição Federal !!!!
      Daqui para frente resolveremos tudo na pressão, brincando de acampamento de escoteiros.

      -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Marco Miranda 26 de novembro de 2013 18:57

      EM 2000 VOCÊS RASGARAM, E AGORA NÓS NÃO PODEMOS, É ISTO?!?

      OU SERÁ QUE A CONSTITUIÇÃO MUDOU E NINGUÉM SABIA?!?

      SRª Pedro de Alc'ANTA'ra Albuquerque, O SRº REALMENTE É UM PIADISTA!!!

      -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

      EM 2000 O MOVIMENTO DIÁRIAS NUNCA MAIS, TENDO À FRENTE O SRº IVAN FERNANDES, FOI AO STF PROVAR QUE TÁXI NÃO PRECISAVA DE LICITAÇÃO.

      AGORA A PSEUDO-ASSOCIAÇÃO ABRATAXI, TENDO À FRENTE O MESMO SRº IVAN FERNANDES, QUER PROVAR QUE, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, DE 1988, TÁXI É SERVIÇO PÚBLICO (MENTIRA, É SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA) E PRECISA DE LICITAÇÃO.

      QUAL FO A PARTE DA NOSSA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU DE 2000 PARA CÁ?!?

      RESPONDA, POR FAVOR, SRª Pedro de Alc'ANTA'ra Albuquerque!!!

      Excluir
    7. Outro ponto que me intrigou, foi a leitura de um texto de sua autoria- salvo engano, no blog do Porfírio - classificando como cinismo, o exemplo de outros países onde o comércio das autonomias é liberada, aconselhando a quem estivesse insatisfeito aqui, a "utilizar a serventia da casa e mudar para o exterior". Sr Pedro, você tem noção do absurdo da sua afirmação? Quem é o grupo insatisfeito aqui? Quem se sente injustiçado e por isso, está tentando mudar as regras do jogo? O pior de tudo, é tentar mudar as regras do jogo, tendo entrado ciente com as cartas à mesa e agora, dando uma de bebê chorão, gritando a todos os ventos que se tornou "escravo". Pq seus insatisfeitos "escravos" não se mudam para Cuba? Ou melhor, pq não migram para o serviço de ônibus, modal inquestionável carente de mão de obra? Tem certeza Pedro, que cinismo é quem cita o Canadá onde além do órgão público reconhecer a propriedade, agentes FINANCIAM a autonomia? Ou quem ciente das regras do jogo, aceita e depois quer mudar? Acha isso realmente certo? Algum auxiliar da Abratáxi foi enganado, tendo sido dito que não haveria diárias? Algo ou alguém os impede de largar esse serviço e migrar para o sistema rodoviário, que conta com todas as garantias trabalhistas, além de outros benefícios? Levantam tanto a bandeira do auxiliar indefeso, sem garantias trabalhistas mas eu questiono: Não são vcs que propagam o INSS para as viúvas dos permissionários, pq seus auxiliares não usufruem desse serviço tb? Falando em viúvas....Lembrei-me de outro texto de sua autoria, onde a ideia central, era o permissionário com mais de 15 anos, devolver a autonomia, pois em sua ótica, já conseguira seu investimento. Cito somente um caso de um conhecido meu: Permissionário, 60 anos, trabalha de segunda a segunda, sem auxiliar, com esposa enferma de AVC, cujo acompanhamento médico junto com as despesas da casa, beiram os R$7.000,00. Aí de acordo com sua proposta, esse trabalhador, por já ser permissionário há quase 20 anos, perderia seu sustento. E a partir de então, o que ele faria? Pediria esses valores ao Ivan? A vc? Pedro...Pense um pouquinho e veja o que vcs estão causando na praça...Analisem...A ambição do seu grupo não pode ser tão forte assim...Será possível que não se sensibilizam com os efeitos colaterais disso tudo? E caso, vc me responda com uma pergunta sobre direito do auxiliar, eu te mando de bate pronto: Auxiliar entrou com a força de trabalho e peço-lhe permissão para usar sua frase, acrescentando um pequeno termo: a qq momento da insatisfação do auxiliar, a porta da rua, é a serventia da casa. Não foi esse o conselho aos permissionários que citaram os países cuja compra e venda são liberadas? Então...Pq seus auxiliares tão insatisfeitos não procuram outro segmento mais estável do que o táxi, cujo direito trabalhista não lhe é negado? Ahhhh já sei, pq mesmo assim, com toda insatisfação, ser explorado no táxi é melhor e mais rentável do que outras profissões...
      Para terminar, admito ser muito dura a vida do taxista permissionário, mais ainda a do auxiliar. O ponto é o seguinte: o combinado não sai caro. Aceitou? Ok, senta e vai trabalhar. Não aceitou? Ok da mesma forma, caia dentro de outro segmento mais vantajoso. O problema é não estão fazendo nem uma coisa, nem outra...Estão tentando tirar garantias adquiridas há décadas e provocando no segmento, inúmeros problemas. Essa classe, talvez seja a única que briga para acabar com direitos.

      Excluir
    8. PEDRO FAKE, PQ VC FICA COM ESSAS QUESTÕES DE SEGUNDO PLANO??? AMIGO , SEMPRE COM FOFOQUINHA, COM DISSE ME DISSE, PARA COM ISSO, VEM PRO MUNDO REAL , PARA DE FALAR BESTEIRA , DE QUESTIONAR INCOERÊNCIA , PELO QUE ENTENDO O ANDRÉ E O TAXINFORME SÃO A PEDRA NO SAPATO DE VCS, ACORDA A CASA DE VCS CAIU. COMPRAR UMA AUTONOMIA , VC QUE ESTA DIZENDO, NÉ... PELO QUE ENTENDO O DISCURSO DE VCS É GANHAR DE MÃO BEIJADA, PARA DE SER REPETITIVO.... SEUS COMENTÁRIOS NÃO SOMAM NADA A ATUAL SITUAÇÃO.....NÃO SEI SE NOTOU MAIS GERAL PAROU DE DISCUTIR COM VC, POIS NADA VAI ADIANTAR FICAR DISCUTINDO FOFOQUINHA SUA ..... ACORDA AMIGUINHO.....

      Excluir
    9. Pedro, você pode explanar sobre o "Caput do Artigo 226 da Constituição?

      Excluir
    10. Pedro, você pode explanar sobre o "Caput do Artigo 226 da Constituição"?

      Excluir
    11. Pedro recalcado de Albuquerque, você é o sapo gordo fedido imundo ou o barbudo mendigo velho ? sei que é da abrataxi $angue $uga de auxiliares

      Excluir
    12. E VC SR PEDRO DE ALCANTARA , PORQUE NÃO USA A PALAVRA CERTA??? O TERMO CORRETO , A SER USADO POR VC E POR TODOS OS OUTROS DA SUA LAIA , NO CASO É "ROUBAR" !!!!!!!!!! VÊ SE DEIXA DE SER TÃO HIPÓCRITA ; CANALHOCRÁTA !!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    13. Ao Laercio entramos sabendo como a praça era só que estamos cansados e estamos dentro da lei e vamos mudar o atual sistema !!!! terá que ter um equilíbrio ,não ser bom e somente para uma parte !!!! agora sobre a viúva em questão caro se o permissionário fosse um auxiliar ???? E se vcs que compraram e não levaram vão reclamar com os despachantes que lhe venderam coloquem eles na justiça !!!!

      Excluir
  2. FALTA UM POUCO MAIS... NUNCA MAIS ESSA ABRALIXO VAI CONSEGUIR NADA, ESCREVE AÍ !!!

    http://radioglobo.globoradio.globo.com/manha-da-globo-rj/2013/11/26/TAXISTAS-ACAMPAM-NA-PORTA-DO-TRIBUNAL-DE-JUSTICA-E-PROMETEM-FICAR-ATE-QUE-O-GOVERNO-DO-E.htm

    ResponderExcluir
  3. Pedro farçante de Albuquerque...se quem quer ganhar uma autonomia ou comprar, não é bom caráter, o que dizer de quem quer tirar na mão grande, o direito de permissionários, viúvas ( muitas com filhos pequenos ) e herdeiros; o que dizer, daquele que vem deixando motorista auxiliar, sem emprego - muitos fugindo da fiscalização da polícia e da prefeitura, como se fossem bandidos. O que dizer, de quem deseja segundo a liminar acabar com a profissão de auxiliar; mas está brigando para criar um sindicato, para essa categoria. O que dizer de quem prega que táxi é para taxista, e tem auxiliar (escravos) como diz, trabalhando em seus táxis. É fácil, tirar o pão da boca de criancinha inocente, e se achar bom caráter...o difícil é sê-lo, diante de tanta hipocrisia!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA ANDRÉ! HÁ MAIS DE UM ANO VENHO ACOMPANHANDO O SEU TRABALHO EM FAVOR DOS TAXISTAS (AUTORIZATÁRIOS E AUXILIARES). TIVE O PRIVILÉGIO DE ACOMPANHÁ-LO EM BH, EM SALVADOR, EM MACEIÓ E SEI COM QUEM ESTOU LIDANDO. POSSO GARANTIR PARA O VERDADEIDO TAXISTA, SEJA ELE AUTORIZATÁRIO OU AUXILIAR, QUE VOCE ANDRÉ, DEVERIA SER RESPEITADO POR TODOS NÓS TAXISTAS DE TODO BRASIL. NÃO SOU BAJULADOR E NEM TENHO VÍNCULO PESSOAL COM VOCE, MAS, JUSTIÇA SEJA FEITA, SE NÃO FOSSE SEU ESFORÇO, DETERMINAÇÃO E PERSEVERANÇA NÃO TÍHAMOS HOJE UMA LEI FEDERAL QUE ESTÁ SORTINDO EFEITO POSITIVO NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS. AQUI EM SALVADOR CONFORME VOCE ACOMPANHOU O NOSSO TRABALHO JUNTO COM O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE, TUDO ESTÁ SE ADEQUANDO À NORMALIDADE E EM HARMONIA COM A LEI FEDERAL. AGORA ANDRÉ, ACEITE UM CONSELHO DE NÓS NORDESTINOS : "EVITE PUBLICAR COMENTÁRIOS DE PESSOAS ALHEIAS À NOSSA CATEGORIA, COMO É O CASO DESSE SENHOR PEDRO DE ALCANTARA ALBUQUERQUE. SABEMOS QUE O ESPAÇO É DEMOCRÁTICO, MAS, QUANDO ENCONTRAMOS COMENTÁRIOS COM O DESSE SENHOR, FICAMOS ENOJADOS. O COMENTÁRIO QUE ELE FEZ ACIMA CAUSA NÁUSEAS A QUALQUER UM. E PIOR, O CARA SE ACHA DONO DA VERDADE. DESCULPE PELO DESABAFO, MAS, ACHO QUE ESTE ESPAÇO DEVERIA SER SOMENTE PARA NÓS TAXISTAS E NÃO PARA APROVEITADORES COMO ESTE VERME. VEJA A DIFERENÇA DOS COMENTÁRIOS DESTE SENHOR COM OS COMENTÁRIOS EDIFICANTES DO NOSSO COMPANHEIRO MARCO MIRANDA. É SÓ UMA SUGESTÃO.

    ResponderExcluir
  5. vc é muito bonsinho pedro de alcantara alburquerque, em que mundo vc habita?

    ResponderExcluir
  6. E pq vc também não usa a palavra certa Pedro de Alcantara Albuquerque, no seu caso o termo certo é ''roubar''.

    ResponderExcluir
  7. Pow André os meus comentários vc trava e olha que estou maneirando no vocabulário, agora os comentários do pilantra safado do Cigano vc aceita? Meu amigo André vc deveria travar estes comentários do pessoal da abralixo, para de politicagem deixa eles pensar o que quiser de vc o que importa é que nós o apoiamos, nós gostamos de vc e todos nós estamos lutando pelo mesmo ideal. Um forte abraço.
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  8. A inveja é realmente uma Merda

    ResponderExcluir
  9. Incoerente é criar um sindicato para auxiliar e lutar pra não existir mais auxiliar...

    ResponderExcluir
  10. valeu andré parabéns vc é mais forte que isto tudo .
    força.

    ResponderExcluir
  11. deede ta fazendo o que ai

    ResponderExcluir
  12. Ai galera sou flamenguista doente vou deixa de comemora o titulo do flamengo com meus familiares e amigos
    Mais estarei com os guerreiro do taxinforme na hora do jogo

    So vou sai quanto a liminar cai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOVAMENTE PARABÉNS CLEBER!!!!!!!!!! SUAS ATITUDES SÃO DIGNAS DE UM VERDADEIRO GUERREIRO !!!!!!!!!! PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  13. pedro voce e um ridiculo babao do ivan tomara que fique sem emprego

    ResponderExcluir
  14. o andre nao faz cabeça de ninquem todos vamos pelo certo coisa que voce nao e , e um bucha do sapo gordo do ivan

    ResponderExcluir
  15. Processo No: 0005177-86.2013.8.19.0000


    TJ/RJ - 27/11/2013 18:36 - Segunda Instância - Autuado em 30/1/2013
    Classe: AGRAVO DE INSTRUMENTO - CÍVEL
    Assunto:
    Transporte Terrestre / Concessão / Permissão / Autorização / Serviços / DIREITO ADMINISTRATIVO E OUT
    Efeito Suspensivo / Impugnação / Embargos à Execução / Liquidação / Cumprimento / Execução / DIREITO


    Órgão Julgador: PRIMEIRA CAMARA CIVEL
    Relator: DES. LUCIA HELENA DO PASSO
    AGTE: MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO
    AGDO: Associacao dos Taxistas do Brasil Abrataxi


    Listar todos os personagens
    Processo originário: 0304289-75.2012.8.19.0001
    Rio de Janeiro CAPITAL 2 VARA FAZ PUBLICA

    FASE ATUAL: Recebimento - Vindo do(a) PRIMEIRA CAMARA CIVEL [Guia: 2013.003002]
    Data do Movimento: 27/11/2013 12:19
    Origem: PRIMEIRA CAMARA CIVEL
    Destino: 3VP - DIVISAO DE AUTUACAO

    SESSAO DE JULGAMENTO

    Data do Movimento: 08/10/2013 13:00
    Resultado: Com Resolução do Mérito
    Motivo: Não-Provimento
    COMPL.3: Conhecido o Recurso e Não-Provido - Unanimidade
    Data da Sessão: 08/10/2013 13:00
    Antecipação de Tutela: Não
    Liminar: Não
    Presidente: DES. MARIA AUGUSTA VAZ
    Relator: DES. LUCIA HELENA DO PASSO
    Designado p/ Acórdão: DES. LUCIA HELENA DO PASSO
    Decisão: Conhecido o Recurso e Não-Provido - Unanimidade
    Texto: Por unanimidade de votos, negou-se provimento aos três Embargos de Declaração, nos termos do voto do Relator. Lavrará o acórdão o(a) Exmo(a). Sr.(Sra.) DES. LUCIA HELENA DO PASSO.

    PUBLICAÇÃO DO ACORDÃO

    Data da Publicacao: 08/07/2013
    Folhas/Diario: 144/150
    Número do Diário: 1625370

    INTEIRO TEOR

    Íntegra do(a) Despacho Requisição de Informações - Data: 18/02/2013
    Íntegra do(a) Despacho Mero expediente - Data: 20/05/2013
    Íntegra do(a) Despacho Em Mesa - Data: 02/07/2013
    Íntegra do(a) Acórdão - Data: 02/07/2013
    Íntegra do(a) Despacho Em Mesa - Data: 26/08/2013
    Íntegra do(a) Acórdão - Data: 09/10/2013

    ResponderExcluir
  16. Sr Pedro de Alcântara Albuquerque. Como advogado da associação, gostaria se possível, que o sr esclarecesse uma dúvida.

    A época do movimento DNM, liderado pelo Sr Ivan Fernandes, a tese de licitação, defendida pelo então prefeito César Maia, era rebatida pelo fato de todos os auxiliares inscritos naquele momento, serem contemplados com uma autonomia. Dito isso, o ponto que me intriga Sr advogado de renome, é onde está escrito na carta magna desse país, que a licitação é dispensada caso todos os auxiliares sejam contemplados? O sr poderia me responder? Pq em 2000 a constituição foi "rasgada" e agora, a mesma liderança está querendo remendar? Responda me Sr paladino da moralidade!

    ResponderExcluir
  17. SR. PEDRO DE ALCANTARA ALBUQUERQUE, PÁRA DE POSTAR BOBAGENS MEU CARA. SINTO QUE O SR. É MAIS UM BOBALHÃO QUE PENSA QUE CONHECE AS LEIS. SE O SR. É TÃO INTELIGENTE E ESPERTO, PROCURA OUTRA COISA PRA FAZER E LIBERA O ESPAÇO PRA NÓS QUE SOMOS VERDADEIROS TAXISTAS.

    ResponderExcluir
  18. Fala ai Pedro... ar regou? Pede pra sair... mudou o ton de voz? Já perderam! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. andre cadê os guerreiros te abandonaram

    ResponderExcluir
  20. MEU BEM, O QUE ESSA ASSOCIAÇÃO QUER, É ENGANAR A JUSTIÇA !

    FAÇO UM PEDIDO PARA OS COLEGAS QUE ENVIEM EMAIL OU TELEFONEM PARA RÁDIO GLOBO PARA O PROGRAMA DO CANÁZIO OU DO ANTONIO CARLOS COM A SEGUINTE MENSAGEM:

    "CABE INFORMAR A OPINIÃO PÚBLICA AO PODER JUDICIÁRIO, PRINCIPALMENTE PARA A MAGISTRADA E AO PROMOTOR QUE O SR IVAN FERNANDES DA ASSOCIAÇÃO ABRATAXI, ESSE MESMO QUE PEDIU UMA LIMINAR PREJUDICANDO CENTENAS DE ADULTOS E CRIANÇAS QUE DEPENDEM DO TÁXI, QUE NO ANO 2000 O MESMO DEFENDEU QUE TÁXI NÃO PRECISAVA DE LICITAÇÃO, SENDO ASSIM O MESMO GANHOU SUA PERMISSÃO SEM TER PASSADO POR PROCESSO LICITATÓRIO."

    QUE DISCREPÂNCIA, FALTA DE LÓGICA, INCONSEQUÊNCIA É ESSA?
    ISSO É UMA AÇÃO DESCABIDA VOCÊS NÃO ACHAM?

    ATÉ QUANDO A JUSTIÇA VAI DEIXAR SER ENGANADA POR ESSA FALSA ASSOCIAÇÃO?

    SE TOCA
    MEU BEM











    ResponderExcluir
  21. Pedrinho FANFARRÃO me responda apenas uma pergunta: Quando você entrou para ser motorista auxiliar, isto é, se você é mesmo como vive apregoando, algum proprietário foi a porta da sua casa para lhe oferecer o táxi para que você pagasse diárias "Absurdas" e se tornasse um "Escravo" ou foi você quem procurou a sua dita "escravidão"?

    ResponderExcluir
  22. A HORA É AGORA!!!!!!!!!!!FORÇA TOTAL E FOCO NESTA RETA FINAL !!!!!!!!!A MEU VER , A VITÓRIA ESTÁ MAIS PRÓXIMA E EVIDENTE QUE NUNCA !!!!!!!!!!!FÉ, FOCO , PERSEVERANÇA , DETERMINAÇÃO E FORÇA!!!!!!!!! PRA CIMA DELES !!!!!! A HORA É ESSA !!!!!!!!!!!!UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS DO BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. a pior coisa que pode acontecer ea inveja e no mercado de taxi eo que mais tem um cara trabalha anos a fio e compra um taxi outros vendem ate imovel fica pagando aluquel mais compra um taxi para trabalhar ou mesmo bota um vizinho para ser auxiliar .na maioria das vezes este auxiliar chega ate implorar por uma oportunidade de emprego passa o tempo este elemento bate com o carro furta ate peças e enche o carro de multas e larga o taxi e vai para outro sempre assim ai este elemento acha que tem direito a uma autonomia sempre foi um picareta fas carreata com carro que nao e dele deixa de pagar suas obrigaçoes e se reune com outros iquais numa reuniao qualquer se acha coitadinho o prefeito tem que ter pena dele e dos motoristas de vans que nao podem trabalhar esta ea realidade pena eu tenhos de quem lutou deu entrada nos documentos que estao parados na smtr sao trabalhadores querem ter seu direito apenas de ter seu cartao de permissionario com os 500 e poucos

    ResponderExcluir

COMENTE COM RESPONSABILIDADE, NÃO USE PALAVRÕES, SUA MÃE OU SEU FILHO PODE ESTAR ACESSANDO ESTA PÁGINA. VAMOS MOSTRAR A EDUCAÇÃO DO TAXISTA, USEM O ESPAÇO DEMOCRÁTICO COM SABEDORIA