http-equiv='refresh'/> BLOG DO ANDRÉ DO TÁXI - NOTÍCIAS SOBRE TÁXIS RJ - PONTO DE ENCONTRO PARA DEBATES DE IDEIAS: OBRAS DO TUNEL NA REGIÃO DO PORTO DO RIO: TAXISTAS DA PONTUAL FORAM CONVIDADOS A CONHECER O PROJETO

domingo, 16 de março de 2014

OBRAS DO TUNEL NA REGIÃO DO PORTO DO RIO: TAXISTAS DA PONTUAL FORAM CONVIDADOS A CONHECER O PROJETO

O encontro foi marcado neste sábado (15) nas esquinas das Avenida Venezuela com Rua Barão de Tefé onde funciona um centro de informações sobre as obras do PORTO MARAVILHA.

A iniciativa de convidar os taxistas da Pontual, foi do Pedro, administrador da prestadora de serviços a taxistas, Pontual gps táxi.

Pedro falou aos motoristas que esta era uma oportunidade de compreender melhor o que está acontecendo em nossa cidade, que o transtorno passa, mas os benefícios ficam.

Algumas semanas atrás, vários presidentes de cooperativas foram convidados a fazer o mesmo "tour" pelo local. O convite partiu do secretário Carlos Osório, que preocupado com os prejuízos causados aos taxistas pelos transtornos no trânsito devido a obra, decidiu mostrar o quanto é importante a intervenção e seus benefícios futuros.
TÚNEL COM OBRAS BEM ADIANTADAS
O primeiro passo da visita, é a apresentação do projeto em uma sala com a projeção de vídeos e slides.

Dessa forma, tivemos noção do quanto a obra vai significar para nossa cidade, um avanço para a mobilidade urbana do Rio de Janeiro.

Um projeto ousado, não tinha noção do "queijo Suiço" que estão fazendo 40 metros abaixo dos nossos pés.

Um dos túneis que liga a Av. Binário até a Av. 1º de Março, já deve estar pronto até o final do ano. Fizemos este percurso a pé.
ANDRE DO TÁXI ACOMPANHA OS COLEGAS NA VISITA

O técnico que nos acompanhou, explicou que há um eficiente sistema de drenagem que começa com um poço de 7 metros de profundidade para captar água da chuva e que desce das rochas. Deste poço, a água é bombeada para fora. O cálculo de volume de chuva foi feito com base nas informações das piores chuvas dos últimos cem anos. Foi calculado que duas bombas de alta capacidade seriam suficientes, mas outras três serão instaladas para caso de pane. Dois geradores de energia, independentes também completam o sistema para dar maior segurança.

A cada 400 metros de túnel, há uma galeria como "rota de fuga" para casos de emergência.

40 METROS ABAIXO DA RUA
No contrato da concessionária que executa a obra, está previsto que ela fará a manutenção por mais 15 anos. Isso respalda a qualidade do serviço, pois se usarem materiais de baixa qualidade, eles mesmo vão perder, pois terão que consertar durante os primeiros 15 anos de vida útil do empreendimento.

Durante toda a visita, fomos acompanhados pelo chefe de gabinete da secretaria de transportes, o Sr. Breno Vidal, assessor do Carlos Osório.
MUITAS MÁQUINAS PESADAS DIA E NOITE


TÚNEL RECÉM ESCAVADO