http-equiv='refresh'/> BLOG DO ANDRÉ DO TÁXI - NOTÍCIAS SOBRE TÁXIS RJ - PONTO DE ENCONTRO PARA DEBATES DE IDEIAS: FÓRUM PERMANENTE REALIZADO na sede do SNA-SERVIÇO NACIONAL DA AGRONOMIA NO BAIRRO DA PENHA **** NOTÍCIA DO JORNAL O GLOBO SOBRE PERMISSÕES CASSADAS LIBERADAS.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FÓRUM PERMANENTE REALIZADO na sede do SNA-SERVIÇO NACIONAL DA AGRONOMIA NO BAIRRO DA PENHA **** NOTÍCIA DO JORNAL O GLOBO SOBRE PERMISSÕES CASSADAS LIBERADAS.


Dr. HABDULL NASSER, DEP. FED. EDSON SANTOS E MARCOS DIAZ PRESIDENTE DA OCB



SEVERINO DA COOPARIOCA, EDSON SANTOS E MARCOS DIAZ NO COFEE BREAK

Encontro realizado nesta tarde no local conhecido como "fazendinha" na Penha, marcou o último encontro do fórum permanente do Conselho Regional dos Taxistas.

O conselho foi fundado no meado deste ano e está em fase de associação e processo de se tornar uma autarquia, quando as regras para um conselho nacional for editada.

A diretoria formada por presidentes de cooeprativas dos táxis comum e especial do municipio do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Volta Redonda, Itaguaí e pelo André do taxinforme, representando os auxiliares.

Falamos sobre algumas questões como a redução da carga de imposto renda, onde é cobrada em cima de 60% do faturamento e estamos pedindo uma redução para 20%.

Conversamos ainda sobre a aprovação do PLS 253/09 no senado federal que agora vai a sansão presidencial.

Um dos assuntos que vem dominando as reuniões, são a possibilidade de se formar uma cooperativa de crédito para o taxista, a fim de se conseguir crédito mais barato para nossos profissionais que atuam na praça.

Edson Santos foi homenageado pelo seu trabalho na Lei federal 10.649/11 que excluiu da base de cálculos do PIS/COFINS as cooperativas de táxis de todo o Brasil, gerando uma redução na ordem de R$ 40.000,00 mensais  nas cooperativas de grande porte, diminuindo assim o rateio mensal.

O deputado Federal agradeceu e citou exemplos de cooperativas de credito e habitacionais em que trabalhadores se unem para realizar o sonho da casa própria. Contou a experiência de uma coop. habitacional em Jacarepaguá, na Colonia, em que o custo por unidade está em torno de R$ 46.000,00.

Um cooperativa de crédito ou habitacional, pode significar a realização do sonho da casa própria para milhares de taxistas, e antes que me perguntem, permissionários e auxiliares.

Esta modalidade de organização permite inclusive negociar com os governos Federal, estadual e municipal a liberação de áreas para construção ou terrenos, fazendo assim cair bastante o custo de uma obra que são tocadas com recursos da integralização de capital dos associados e investimentos de duas principais fomentadoras da casa própria e investimentos em máquinas e produtos que permitam o melhor exercício da profissão, a Caixa e o BNDS, lembrando que há a possibilidade de se utilizar recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Acostumados a serem imediatas, taxistas ainda vão esperar um pouco até alguns projetos serem colocados em prática e seus efeitos apareçam.

Quanto ao conselho regional que está sendo formado, um cadastro está sendo feito em algumas cooperativas e em nossa reunião no clube Garnier.

Nosso objetivo é cadastrar e conhecer os profissionais que atuam na praça carioca.

Ao final da reunião passamos um relatório de como foi o Show da Madonna, a operação Táxi Legal realizada pela prefeitura.

A organização do evento previlegiou em muito o taxista, porém faltaram táxis para atender ao público. Decidimos então aumentar nossa rede de relavionamentos para que num próximo grande evento na cidade possamos atender a contento nossos passageiros, agilizando os informes às cooperativas.

Foi falado ainda da falta de táxis no Porto do Rio.

Um termo novo em nosso vocabulário que tem várias palavras como "gabirú", " goteira", "bandalha" foi comentado o " espalha Mer..."

O "ESPALHA MER..." é o taxista que é quase um cavalheiro do apocalipse que se infiltra nas organizações e espalha boatos do tipo: O presidente da cooperativa não faz nada, que o prefeito não irá cumprir um acordo, que não vai sair permissão e que o mundo vai acabar dia 21 de dezembro de 2012.

Mais um personagem em nossa vida de taxista, com certeza já se deparou com um desses por aí, ele reclama, mas se o convidar a fazer parte da solução ele está sempre muuuiiito ocupado, te dá uma boa desculpa mas no fundo ele só quer é espalçhar a intriga e oposição.


***********************************************************************

Uma mensagem no facebook deixou muito auxiliares ansiosos hoje, um manchete do Jornal O Globo.

Prestem atenção, esta notícia é do dia 20 de julho deste ano, ela está correta, porém existe o PL 1528/12 que irá completar esta lei, uma alteração em que vai levar em conta todos os meses trabalhados ( maior tempo de serviço) e impedir que quem já foi contemplado com uma permissão possa ganhar outra.

O projeto entrou em pauta de votação na segunda feira passada dia 03/12/12 e deverá ser votado ainda este ano, após a data da votação a lista sairá em no máximo 15 dias úteis depois, podendo ser antecipada.

A LISTA PODE SER PUBLICADA AINDA ESTE ANO, precisamos pedir na Câmara dos vereadores por aclamação pública que se vote com urgência o PL 1528/12.

Pedimos que os que desejem fazer algum ato público que nos procurem no Garnier, Rua Ana Neri, 1540- Rocha quinta feira às 13 horas, pois no último dia 29/11, houve uma manifestação desornada e prejudicial a categoria que aprendeu a conversar e não ameaçar quebrar tudo ou fechar a Av, Rio Branco.

Leiam abaixo a notícia ou acesse o link:

Fonte: Jornal O GLOBO: http://oglobo.globo.com/rio/motoristas-auxiliares-podem-ganhar-licenca-definitiva-como-taxistas-5532777

enviado via Facebook pelo leitor André Maurício


20/07/2012 - 08:41

Motoristas-auxiliares podem ganhar licença definitiva como taxistas

RIO - O prefeito Eduardo Paes sancionou a lei nº 5492/2012, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial, que permite a passagem de autonomias de taxistas cassadas e revogadas pela prefeitura para motoristas-auxiliares que tiverem mais tempo de praça. De acordo com o gabinete do presidente da Câmara, Jorge Felippe (PMDB), autor da lei, a categoria espera que a prefeitura repasse cerca de três mil licenças cassadas para profissionais que hoje pagam diárias.
A nova legislação também possibilita que os permissionários cedam a licença para uso do táxi a terceiros. Qualquer pessoa habilitada na prefeitura para transporte de passageiros poderá utilizar a permissão. Outro benefício que os taxistas terão é a passagem da licença para parentes com a morte do titular.
A lei estabelece, ainda, que a frota de táxis atenda o Plano Diretor, com um veículo disponível para cada grupo de 700 habitantes. Hoje, o Rio tem aproximadamente 32 mil táxis para atender 6,3 milhões de habitantes, o que dá um veículo licenciado para cada 197 pessoas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/motoristas-auxiliares-podem-ganhar-licenca-definitiva-como-taxistas-5532777#ixzz2Eh1clxRd

6 comentários:

  1. Assunto: Autonomias
    Mensagem: Caro Andre !

    O que esta acontecendo com a votação da liberação
    das autonomias sera que não vai rolar este ano
    estou muito apreensivo por noticias por favor.

    Atenciosamente,

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto está na pauta de votação desde semana passada porém a pauta está trancada e não estão acontecendo votações, vamos aguardar esta semana.

      Excluir
  2. ESSES COOPERATIVADOS SÃO MESMO UMA PIADA.
    ESTÃO SE TORNANDO OS DINOSSAUROS DA PRAÇA.
    COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES COISAS DO PASSADO.

    ResponderExcluir

  3. Andre,estou almoçando e vendo o RJTV, teve uma reportagem na rodoviária sobre
    os táxis , não sei porque concordamos com as tabela, pois elas só colocam mais
    dúvidas nos usuários.
    Porque não se coloca OBRIGATÓRIO as IMPRESSORAS, pois com elas saberíamos o valor
    real da corrida.Em todos os pontos de embarque se colocariam informações sobre
    esta OBRIGATORIEDADE para todos os táxis.
    Acho que seria mais simples e eficaz a fiscalização, não acha ?

    ResponderExcluir

  4. André,vou voltar a um assunto desagradável,mais acho necessário,primeiro digo
    que NÃO TENHO NADA CONTRA NOSSOS COLEGAS DE NITERÓI E SÃO GONÇALO, mais queria
    sua opinião sobre o PA que eles tem no SANTOS DRUMOND.Pois se não é legal (eles
    podem ou não vir ao RIO pegar passageiros?)quem pode impedi-los ?Tem sempre em média
    20 carros entre Niterói e São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que as Cooperativas provoquem uma reflexão e conhecimento jurídico relacionado de suas atribuições e importância para com o turismo. Hoje existe a Lei Geral do Turismo, que é um parâmetro legal para essa discussão. Nós da ABBTUR - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, nos colocamos a disposição para realizar um workshop participativo para levarmos essa temática para a categoria. Saudações turismólogas, Tur. Elzário Júnior

    ResponderExcluir

COMENTE COM RESPONSABILIDADE, NÃO USE PALAVRÕES, SUA MÃE OU SEU FILHO PODE ESTAR ACESSANDO ESTA PÁGINA. VAMOS MOSTRAR A EDUCAÇÃO DO TAXISTA, USEM O ESPAÇO DEMOCRÁTICO COM SABEDORIA