http-equiv='refresh'/> BLOG DO ANDRÉ DO TÁXI - NOTÍCIAS SOBRE TÁXIS RJ - PONTO DE ENCONTRO PARA DEBATES DE IDEIAS: NOSSA TARIFA ESTÁ DEFASADA? FAÇA AS CONTAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

NOSSA TARIFA ESTÁ DEFASADA? FAÇA AS CONTAS

Se fizermos esta pergunta ao consumidor ele dirá que está boa, pois quem quer ver seus gastos com transporte aumentado?

Agora se perguntarmos ao taxista?

Reclamações de como nosso frota caiu de padrão, o aumento da carga horária de trabalho, entre muitos outros problemas começam por aqui, será que esta matemática é feita nos dias de hoje?

No ano de 2012, muitos colegas reclamaram do aumento que foi um dos mais baixos dos últimos anos, também pudera, foi ano eleitoral.

Saber quanto custa de fato manter um táxi no Rio de Janeiro, será fator determinante para conseguir chegar a uma tarifa justa e correta.

Fazer estas contas também pode ser um pontapé inicial para se calcular um teto no valor das diárias, pois como você pode dizer que uma diária está alta se não sabe quanto custa manter um carro rodando?

Abaixo os critérios utilizados tomando como exemplo um Fusca 1968, a moeda se chamava cruzeiro CR$, mas refaçam por favor estes cálculos utillizando um FIAT Siena, GM Corsa ou Renault Logan.

Faça também as contas com um Cobalt 2012. Só não se dê o trabalho de fazer essa conta com o GM Meriva pois será covardia, eu já tive um que me proporcionou duas alegrias, quando comprei e quando vendi, os custos deste carro bastante popular na praça é bem maior do que a maioria dos modelos citados.

É quase um desafio, quem conseguir por favor me envie por e-mail: andredotaxicarioca@gmail.com, com o título CÁLCULO TARIFÁRIO, se possível coloque seu nome e telefone.

Peço aos amigos e leitores que enviem apenas quando estiverem com suas planilhas prontas, pois terei o maior prazer de encaminhar ao secretário de transportes.

Não perca tempo, começe já! Ao invés de ficarmos só reclamando, vamos em busca de soluções, acredito que temos excelentes matemáticos, engenheiros e professores capazes de fazer esta conta utilizando o Real (R$).

DECRETO 3858 de 12 de Maio de 1970.

ANEXO III

EXEMPLO DE CÁLCULO TARIFÁRIO
1- Carro referência Volkswagem 1968
2 - Vida média do veículo na praça 5 anos
3 - Percurso médio mensal 6.000 quilômetros
4 - Custo do veículo novo Cr$ 9.563,00
5 - Valor do veículo usado em 1963 6.000,00
6 - Depreciação 3.563,00
7 - Taxa de juros 8% a. a.
8 - Taxas de juros por ano 3.563,00 x 0,08 . " 285,04
9 - Custo de juros por quilômetro: 284,04 ........ " 0,00395 12 X 6.000
10 - Depreciação anual 3.563,00 " 712,60
11 - Custo de depreciação por Km 712,99
12 x 6.000
" 0,00989
12 - Custo de investimento (9 + 11) Cr$0,01384
13 - Custo de gasolina 0,288
14 - Rendimento do combustível 9km/litro
15 - Custo do combustível 0,288
9
0,032
16 - Pneus e câmaras
A – novos 4(42,74 + 12,30) -10%
B – recapagem 4 x 22,50
A + B 198,15 + 90,00
Custo por quilômetro 288,15
42.000
198,15
90,00
288,15
0,00686
17 - Custo de peças e acessórios 9. 563,00 x 12
6.000
0,01912
18 - Custo do óleo do cárter 3 x 3 x 1,50
6.000
0,01225
19 - Lavagem, lubrificação e estadia 35,00 -F 3 x 13
6.000
0,01213
20 - Licenciamento, imposto de serviços, responsabilidade civil e
taxa reodoviária 102 + 2 x 24.000 + 97,00
12 x 6
0,00343
21 – Soma (12 + 15 + 16 + 17 + 18 + 19 + 20) 0,08783
22 – Eventuais – 10% do item 21 0,00878
23 – Soma (21 + 22) 0,09661
24 – Lucro – 15% do item 23 0,01449
84
25 – Soma (23 + 24) 0,11110
26 – Pessoal – 2 motoristas 2 x 290,00
6.000
0,09666
27 – Custo quilométrico ( 25 + 26 ) 0,20766
28 – Percurso remunerado 85%
29 – Tarifa básica – 0,20776
0,85
244242
30 – Tarifa básica 11. (29 + 15 + 16 + 17). 0,302.40
Publ. DOEG e BOE de 14/5/70, acompanhado de ilustração.
Retif. DOEG e BOE de 18/5/70.

10 comentários:

  1. André, é claro que contra números não se tem argumento, mas podemos utilizar por ordem de grandeza a seguinte comparação. Um õnibus é construido com o mesmo material que os carros, tirando o combustível do ônibus que foi durante muito tempo bem mais barato que o nosso, o material que se desgasta e é reposto também é igual e fabricado pelas mesmas indústrias, que se utilizam dos mesmos índices de aumento. Então comparemos: - Em 1998 o ônibus custava R$ 0,65, hoje R$ 2,75 um reajuste de 323%, na época a bandeirada era R$ 2,00, hoje R$ 4,70 um reajuste de 135%. Algo esta errado, somos usados para tampar um buraco no sistema de transporte para a classe média.

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  2. A tarifa teve um aumento de 21% nos dois últimos anos, mais está tão defasada que pouco nota se o aumento de ganhos!!!

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  3. Bom dia ANDRÉ !!!

    Vou me dedicar ao máximo para tentar fazer uma planilha para mostrar a defasagem da tarifa do táxi carioca.

    Penso nisso a muito tempo, como pode hoje uma corrida do inicio da RIO BRANCO até a CINELÂNDIA e você com 4 passageiros no veículo custar menos que se esses quatro passageiros fossem de ÔNIBUS EX: CR 2,75 x 4 = 11,00 .Exemplo deste tipo de corrida :

    centro > santos dumont
    centro > praça da bandeira
    centro > santa teresa (é brincadeira !!!)

    Vamos olhar esse assunto com carinho,pois o que vejo é muito taxista abrir a boca dizendo que faz X de grana por mês, mais esquece que o táxi é uma empresa.Pensa que todo o dinheiro que recebe é lucro, exitem todos esses itens mencionados na postagem anterior.

    Vamos tentar melhorar a praça em todos os sentidos (financeiro,profissional etc... )

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  4. É mesmo, nos dão um aumento em cima de percentual sem levar em conta nossos gastos.
    O GNV aumentou muito nos últimos anos, o óleo também, sem contar as quatro taxas de vistorias anuais, seguro da Nobre ( terceiros), Pneus, Freio, entre tantas custas mensais que temos.

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  5. rodney de araujo menezes10 de dezembro de 2012 às 11:48

    Nome: rodney de araujo menezes

    Assunto: troco apartamento recreio por autonomia
    Mensagem: troco apartamento no recreio prox praia local privilegiado gilka machado por autonomia

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  6. André entrei na praça há 12 anos atrás e o gnv custava 60 centavos um pneu aro 14 custava 90,00 e a bandeirada 2,50.Ficamos anos sem aumento na época do C.Maia.Agora temos que restabelecer nossos ganhos e não só ficar pedindo autonomias.Não sou contra até porque sou auxiliar mais acho que se não fizermos isso agora estaremos comprometendo o nosso trabalho futuramente.Me desculpe se não me expressei da melhor maneira,mais eu queria só que me entendesse.

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  7. O senhor "VEJA BEM", vai dormir que isso aqui não é classificados.

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  8. o que tem que aumentar é o km rodado não a bandeirada, quanto mais voce andar mais caro fica e a hora parada também, tem corrida á disposição que voce fica o dia todo e no final ficou barato dobrar o km rodado, TAXI aqui no RJ é o mais barato do BRASIL

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  9. Além de reajustes ridículos temos que bancar aquelas taxas absurdas de aferição por um serviço muitas vezes simples.Esse cartel tem que acabar.Outra coisa quando a prefeitura inventar de modificar algo nos taxis,ela que banque , não inclua mais essa na conta do taxista, cobrando uma taxa absurda só para o "bigurrilho ficar piscando"! vergonha...

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  10. Infelizmente a politica de reajuste não é transparente, acho que poucos Taxistas conhecem o critério adotado por eles. é um absurdo as taxas que pagamos, por exemplo:
    mata barata a cada seis meses, para onde vai essa taxa, é uma vergonha. A taxa para aferir o taximetro é outro absurdo, será que as autoridade estão de acordo.

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