http-equiv='refresh'/> BLOG DO ANDRÉ DO TÁXI - NOTÍCIAS SOBRE TÁXIS RJ - PONTO DE ENCONTRO PARA DEBATES DE IDEIAS: PROJETO DE LEI DO SENADO 253/09 APROVADO NA NOITE DO DIA 05/12/2012. GARANTE A TRANSFERÊNCIA A QUALQUER INTERESSADO E A HEREDITARIEDADE EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO 253/09 APROVADO NA NOITE DO DIA 05/12/2012. GARANTE A TRANSFERÊNCIA A QUALQUER INTERESSADO E A HEREDITARIEDADE EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

MOMENTO DA APROVAÇÃO, TAXISTAS DE VÁRIAS CIDADES APLAUDEM OS SENADORES E COMEMORAM

RENAN CALHEIROS ( com nosso projeto na mão) e o SENADOR GIM ARGELO AGRADECEM AOS TAXISTAS
 Uma boa notícias aos quase MEIO MILHÃO de taxistas de todo o Brasil, aprovado no senado federal por unanimidade o PLS 253/09 que trata das transferencias e mantém o direito a hereditariedade em todo território nacional.

A medida visa encerrar uma discussão entre as associações que representam os taxistas e o ministério público de várias unidades da federação.

Resumindo, o ministério público exigia o processo de LICITAÇÃO na renovação dos alvarás de táxis, devido a uma questão de nomenclatura. Se for permissão ou concessão, deve ser licitado segundo o artigo 175 da constituição federal e lei 8987/95, mas segundo a Lei aprovada hoje, o termo correto a ser aplicado é o de AUTORIZAÇÃO por tempo indeterminado.

O PLS 253/09, nasceu no Senado e após aprovado seguiu para a Câmara dos deputados onde recebeu modificações através do Dep. Fed. Osmar Serraglio do Paraná( PL 6359/09), adequando o texto e tornando o parte da recem promulgada regulamentação da profissão dos taxistas ( Lei 12.468/11).


Ao retornar para o senado, o SUBSTITUTIVO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS - SCD, foi novamente classificado com o número 253/09, onde o relator foi o Senador Renan Calheiros.

Renan, abraçou a nossa causa a pedido dos taxistas doe Alagoas, seu estado de origem, e através do trabalho de colegas de Goiás, Curitiba, Porto Alegre e por nós aqui do Rio de Janeiro entre outras cidades.

Não poderia deixar de destacar nossa grande amiga e presidente do sindicato de Brasília, conhecida como " Mariazinha", que foi fundamental nesta etapa final, contribuindo com a mobilização de dezenas de taxistas e pedindo apoio direto ao senador Gim Argelo, que também nos recebia como se fóssemos de Brasília.

A atuação do pessoal de Belo Horizonte, uma cidade que tem hoje 103 viúvas aguardando pela aplicação desta lei, pois por lá, o ministério público conseguiu na justiça impedir as transferências e o direito de hereditariedade motivados por uma associação de auxiliares. Agradecemos as cooperativas e o sindicato de BH por viabilizar o envio de vários representantes, contribuindo em muito para este desfecho vitorioso.

Vale lembrar, que o processo de LICITAÇÃO em nada ajuda o motorista auxiliar conforme muitos acreditam, a licitação não pode ser direcionada, está ligada a melhor prestação de serviço pelo menor preço. No caso do serviço de táxis, o preço é fixado pelo poder público local ( Municípios) então o maior critério seria o melhor serviço prestado, que com grande possibilidade seria oferecido por grandes empresas que tem maiores condições e poder economico de oferecer uma frota de Corolla, Fusion entre outros carrões de luxo.

E o taxista permissionário há anos que não pode trocar de carro ?
E o auxiliar que muitas vezes não tem nem crédito para comprar um liquidificador ?

Poderiam estes participar de um processo de licitação e sair vencedor ?

ACORDA TAXISTA!

Colegas comentaram sobre pessoas que estavam tentando se beneficiar dos taxistas com falsas promessas de permissão em diversas cidades brasileiras, usando o exemplo do movimento Diárias Nunca Mais e o possível fim das empresas de táxis de São Paulo. E por falar nisto, as empresas de São Paulo existem,não acabou como muitos pensam.
COMEMORANDO NO SALÃO NEGRO

REPRESENTANTES DAS COMITIVAS DE GOIÁS, RIO, MINAS E BRASILIA

CARLOS COOTRAMO e ANDRÉ DO RJ, MÁRCIO, ARTUR E DR.             DE BELO HORIZONTE-MG
 Do Rio de Janeiro, quero agradecer aos meus pares, o Severino da Cooparioca, Marcos Bezerra da Novo Rio, Lorenz da Aerotáxi, Ivan da Coopsind, Jorge da Coopatáxi, Bitencourt da Transcopass , Carlos da Cootramo, Augusto da Rádio táxi coopertramo, Maurício Rádio táxi 2000, Elson do Táxi Tijuca, Vavá da Fecaperj, Lauro da Central táxi, Nilo Aerocoop, entre tantos outros que peço perdão por não citar aqui, mas tenho certeza que assim como mantemos a humildade em nossas reuniões, entendam.

Alguns comentários falam sempre da falta de presença do sindicato do Rio nestas ações e criticam veementemente a sua diretoria e de quebra fazem questão de lembrar que o sindicato é o legitimo representante da categoria, que de fato é. Se não participam, com certeza há uma boa razão, e reflita, quem critica é sempre o que não faz parte de nenhum dos grupos citados acima, e talvez por frustação e incapacidade de se relacionar, fazem valer o direito do anonimato e covardemente disparam, mas para quem é dirigente de alguma instituição isso faz parte.

Só se joga pedra em árvores que dá frutos!

Cada cooperativa ou nome citado acima, representa no mínimo a vontade de 300 a quase mil taxistas, sendo assim neste bloco temos um concenso de pelo menos um terço da categoria. Por isso não importa o título, o que vale são os resultados alcançados por esta turma de guerreiros em favor de uma coletividade.

Aos frequentadores do Clube Garnier que me ajudam a discutir as matérias, a nos posicionarmos e viabilizar essas viagens, aos patrocinadores de nosso jornal que nos mantém "no ar", o nosso muito obrigado!

Frase do senador Renan Calheiros, o herói da semana de milhares de taxistas:

"UM HOMENAGEM DE NATAL AOS MILHARES DE BRASILEIROS QUE ESTAVAM SOFRENDO COM A INCERTEZA DE PERDERAM SEU ÚNICO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA."

O projeto segue agora para a apreciação da Presidenta Dilma Rousself , e já existe um comprometimento de alguns senadores e deputados que vão se juntar a nós para irmos a Casa Civil e pedirmos a Sanção( aprovação) da presidenta e assim afastar de uma vez por todas a possibilidade de alguém tomar a permissão de quem lutou para conquistar seu meio de sobrevivência e encerrar toda esta insegurança.

Agradecemos também as milhares de mensagens positivas, as orações rezas e promessas das famílias dos taxistas de todo o Brasil, que pediram a Deus que tocassem nos corações dos nossos senadores, e que agora toque o coração da presidente e nos dê sabedoria e meios para chegarmos até lá!

Aos auxiliares que me acompanham, daqui a pouco em nossa reunião no clube Garnier, Rua Ana Neri, 1540 - Bairro do Rocha, quinta feira às 13 horas, vamos tratar da parte que mais interessa a esta categoria, conquistar a sua AUTORIZAÇÃO!

Saiba que o que aconteceu aqui no Rio em 2000, diárias nunca mais, NUNCA MAIS IRÁ ACONTECER! Portanto se você acha que quando um ganhar todos ganham e que é esperto, fica só aguardando a hora de compor no grupo, um aviso:

Os portões de nosso clube irá ficar restrito apenas aos que nos acompanham, que lutam, que se doam por uma causa, e que todo o esforço será recompensado.

A PEDIDO DOS COLEGAS, ALGUMAS FOTOS PARA RECORDAÇÃO DESTE DIA TÃO IMPORTANTE E PARA VOCÊ LEITOR QUE NÃO PODE ESTAR PRESENTE, MAS ESTAVA LIGADO AOS NOSSOS CORAÇÕES TORCENDO POR CADA UM DE SEUS REPRESENTANTES, O NOSSO RECONHECIMENTO A TODOS!


ANDRÉ DO TÁXI - RJ, VALEU A LUTA! VENCEMOS MAIS UM DESAFIO! O PRÓXIMO É O IMPOSTO DE RENDA
PESSOAL DE GOIÁS

PRESIDENTE DO SENADO JOSÉ SARNEY ACENA PARA NÓS

LOTAMOS A GALERIA DO SENADO

RENAN CALHEIROS DEFENDE NOSSO PROJETO

PRESIDENTE DA MESA ATENTO AO DISCURSO DE RENAN E DOS OUTROS SENADORES


APLAUSOS PARA A ATUAÇÃO DE CALHEIROS ( PMDB-AL)

EXPECTATIVA DA APROVAÇÃO

MARIAZINHA AO MEU LADO E CARLOS DA COOTRAMO

TAXISTAS DE BRASÍLIA COMPLETARAM O BLOCO

VISTO DO OUTRO LADO DA GALERIA







CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA - ANTES DO SENADO, PEDIMOS ALJUDA A DEUS QUE NOS ILUMINE, POIS É ELE QUEM DECIDE!
 Respeito todas as religiões e não quero abrir esta discussão, respeito até os que não acreditam em Deus.

Em minha humilde crença, devo acreditar que um poder superior, um "algo mais" amantíssimo, amoroso é quem nos conduz nesta jornada e toca no coração de nossos governantes.

Por isso não importa a sua fé, crença, religião  ou até a ausência dela, nunca perca as esperanças de dias melhores.

OBRIGADO DEUS! POR TUDO QUE NOS TEM PROPORCIONADO!
***************************************************************************
COMPLEMENTO DA MATÉRIA:
FONTE: AGÊNCIA SENADO
LINK:
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/12/05/senado-aprova-direito-de-sucessao-na-exploracao-de-servico-de-taxi

Você está aqui: Portal de notícias Matérias Plenário

Senado aprova direito de sucessão na exploração de serviço de táxi

Da Redação
A exploração do serviço de táxi será realizada por meio de autorização do poder público e o direito a exercer a atividade de taxista passará aos seus herdeiros. É o que estabelece o substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei do Senado (PLS 253/2009), do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), aprovado nesta quarta-feira (5) em Plenário. A matéria segue agora para sanção presidencial.
O projeto assegura o direito de sucessão da autorização para a exploração do serviço de táxi, permitindo que os filhos deem continuidade à atividade dos pais. A sucessão, explicou o relator da matéria, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), se refere tanto a direitos como a obrigações.
- Com a autorização como única forma de outorga da exploração do serviço de táxi, haverá simplificação, racionalização e controle da atividade, que poderá ser exercida por quem atender os requisitos técnicos, sem a necessidade de submissão à licitação pública – argumentou Renan.
O parlamentar ofereceu, em Plenário, os pareceres pendentes da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O substitutivo determina que, após a transferência da autorização, o veículo somente poderá ser conduzido por pessoa habilitada, que preencha todos os critérios exigidos na expedição da autorização. Tal transferência, pela proposta, deve ser feita com a anuência do poder público que exerce a fiscalização desta atividade.
O texto que veio da Câmara também atualiza a lei que trata das contribuições previdenciárias de auxiliares de motoristas autônomos (Lei 6.094/1974), estabelecendo que os auxiliares de condutores individuais de veículos rodoviários contribuirão para o Regime Geral de Previdência Social de forma idêntica aos contribuintes autônomos. Determina ainda que o contrato entre o autônomo e os auxiliares é de natureza civil, sem vínculo empregatício.
Vários senadores comemoraram a aprovação, afirmando que foi feita justiça às famílias dos taxistas, que muitas vezes perdem um bem de família com a morte do dono da permissão.
- O taxista trabalha a vida inteira, e se por um acidente ou por problema de saúde vem a faltar, esse único patrimônio tem valor no mercado paralelo, mas não tem legalidade para suas famílias – explicou o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
Wellington Dias (PT-PI) destacou a importância de se ter uma regulamentação para todo o Brasil, e mencionou como grande vantagem a possibilidade de repassar como direito para outros, como uma obrigação isenta de tributos, a permissão.
- A transferência vai desafogar o Brasil, isso causava problemas em muitos municípios por conta do comércio informal que penalizava os que trabalham nessa área – disse.
Já Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) chamou a atenção para a necessidade de se investir na qualificação desses profissionais, pensando na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.

Agência Senado



22 comentários:

  1. Andre

    Nao lhe conheco pessoalmente, mas conheco o seu blog.... Acesso umas 10 vezes por dia, vc e o meu idolo e lhe admiro muito

    ObRIgAdO por tudo o que vc faz por nos taxistas

    Um grande abraco no seu coracao
    Taxista Tijucano

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL! ENTÃO QUER DIZER QUE NÃO CORREMOS MAIS O RISCO DE UMA NOVA PARALISAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. É Andre voce transformou a luta dos auxiliares no bem estar dos permissionarios
    Nada contra realmente os permissionarios teem que ter seus direitos garantidos.
    Só que até agora para os auxiliares só teve balela. Será que o dinheiro falou mais alto?
    Os permissionarios estao garantidos acho justo.
    E os auxiliares estao pior que antes senao vejamos os empresarios de taxi estao rindo á toa tem mao de obra sobrando as diarias aumentaram de novo.
    É caro Andre espero mas nao acredito que voce esteja trabalhando pelos auxiliares, tem muito dinheiro em jogo. Sem mais boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caco, é uma leitura um pouco egoista e leviana demais, pare com essa história de auxiliares coitadinhos que não cola. Mesmo quando havia um impedimento de novos auxiliares as diárias aumentaram de valor, o aluguel subiu de 800 para R$ 1.000,00.

      Para os auxiliares não é só balela, o senhor é que não deve estar acompanhando o desenrolar dos assuntos e mal informado e preconceituoso, levanta acusações levianas.

      Vá até nossa reunião, peça o microfone e fale abertamente para todos, fique a vontade.

      Excluir
    2. ESTOU CONTIGO CACO, SÓ VEJO BLA, BLA, BLA, PROMESSA DE JORGE FELIPE, PROMESSA DE S. FERRAZ, PROMESSA DE ANDRÉ, PROMESSA, PROMESSA, PROMESSA E NADA DE CONCRETO, NAS FOTOS ACIMA NAO VEJO ANDRE DO TAXI, SÓ VEJO ANDRE EMPRESARIO, EMPRESARIO, TERNO CINZA TERNO PRETO ETC...., TAXISTA AUXILIAR CUIDADO COM FALSAS PROMESSAS
      ANNNNNNONIMO

      Excluir
    3. Se você ainda não viu algo de concreto, então abra os olhos: Lei 5.492/12 art. 6º e Pl 1528/12, quer algo mais concreto do que uma lei?

      Saiba criticar para não pagar mico.

      Excluir
  4. Caro CACO é sempre bom lembrar que a conquista dos auxiliares passam primeiro pelos permissionários. Eles são reconhecidos oficialmente como donos das autonomias e é claro. Nós só vamos conquistar as nossas autonomias quando os permissionários tiverem alcançados legalmente todos os seus direitos. Nós vamos vir depois, não tem jeito vc jamais vai passar a frente de um permissionário, até ser um deles. fica em paz.Luiz Paulo. pra frente André.

    ResponderExcluir
  5. Isto é um alerta ou uma ameaça a quem não participa de suas reuniões?
    Posso subentender que tal grupo terá privilégios?
    Saiba que isto é grave e cabe uma denúncia na justiça, pois, independente de grupos ou reuniões o que valerá é o tempo total de serviço por RATR. Isto, de acordo com a lei e amplamente divulgado pelas mídias, inclusive no seu Blog. Será que não é voce quem está fazendo falsas promessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naldão, não é uma questão de privilégios a determinado grupo ou falsa promessa.

      estamos na hera da informação e nas reuniões é o melhor canal para sabermos o que está acontecendo e nos prepararmos para cumprir as exigências que serão exigidas.

      Não vejo isto como grave, pois não custa nada se organizar, apenas uma questão de ego, venha e contribua com seu conhecimento para nosso grupo.

      Quer um maior exemplo? Fomos nós que propomos aos vereadores que se liberassem as permissões cassadas aos auxiliares e sabíamos que seria possível e viável esta lei ser aprovada, e você só soube depois que aconteceu e virou projeto.

      Estar preparado e com um senso de unidade tráz muita segurança.

      O senhor deveria se preoculpar com quem enriquece as custas de promessas, e este não é nosso caso.

      Excluir
  6. Sera que nos auxiliares tambem teremos boas noticias e um feliz natal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumento das diárias, quer mais pra que? Tem também umas multinhas(coisa boba) da Guarda Municipal e é claro meu Feliz Natal

      Excluir
  7. Parabens, Andre confio em vc

    ResponderExcluir
  8. eu acho que eles tão querendo saber das coisas aqui no blog andré, estão fazendo acusações levianas engraçado tem gente cobrando mensalidade e inscrição dinheiro para liminares e não conseguem nada e dizem que só quem vai ganhar é quem tá no grupo deles e tem auxiliares que acreditam e continuam sustentando esses PERMISSINÁRIOS que dizem que estão querendo ajudar os auxiliares chega de balela reunião é no CLUBE GARNIER É DE GRAÇA E O COMANDANTE É UM AUXILIAR "ainda", por que,
    EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR A MINHA AUTONOMIA.

    ResponderExcluir
  9. SINCAVIR - SINDICATO JOINVILLE/SC7 de dezembro de 2012 às 11:27

    Nome: Francisco de Assis Marques
    Assunto: Taxiforme
    Mensagem: Meus cumprimentos pelo belo e util informativo.
    Sincavir/Sindicato dos Condutores Autonomos de Veivulos Rodoviários de Joi9nville/SC

    ResponderExcluir
  10. essa historia de coitadinho de exploradinho isso e coisa do passado quando existia a figura de auxiliar hoje nimquem quer ser mais auxiliar todos em sua maioria sao locatarios que paga em media 800,00 por meis o que da o valor de em media 26,70 hoje basta olhar o jornal o dia que vai encontrar varias lojas vendendo carro com o aluquel-com varios preços ja sai de la para trabalhar com cartao e tudo os hoje os poucos auxiliares estao nas empresas ou filhos de permicionarios que estao trablhando em outra atividade mais o esperto tem seus filhos escritos para almentar a frota da familia esta ea realidade

    ResponderExcluir
  11. Amigos auxiliares; Sabemos das dificuldades que passamos como auxiliar, muitas idéias e projetos não são para nosso beneficio, empresários e permissionarios sempre terão prioridade,oq vejo no blog são muitos debates e poucas idéias, muita reclamação sem fundamento, muita hipocrisia, hoje o auxiliar e um pião barato sem custos e vínculos empregaticio, oq o André fez foi correr e lutar por um objetivo,se foi bom pra uns ,pra outros foi uma derrota como toda lei, mas e aí ? E aí q se vc deseja algo precisara criar ferramentas para seu projeto, com um pouquinho de conhecimento e estudo podemos tirar proveito de certas leis! No momento tds nós auxiliares temos que nôs concentrar em uma primeira conquista Que é; Um teto para as diárias que no momento estão fora de controle, teto esse que precisa ser dentro de oito(8) hs trabalhadas. Não sou a favor e nem contra o sr. André, e sim orgulho por ele ser um taxista auxiliar e conseguir uma lei que o tornará permissionario! Ass: TAXILEGALRJ***

    ResponderExcluir
  12. Caro táxi legal RJ, parabéns pelo excelente comentário, é isso mesmo que eu tento traduzir aqui nessas páginas. Um teto para as diárias e um contrato civil é o que de fato resolveria os nossos problemas. Infelizmente hoje o auxiliar comeca e depois o permissionário o cobra quanto quer sem dar uma opcao de negociar, se nao aceitar fica a pé, um absurdo! Vamos atrás do teto para as diárias.

    ResponderExcluir
  13. concordo plenamente temos que dar legitimidade au motorista auxiliar fazer com que tenha realmente a sua regulamentaçao ter um teto as diarias que os mesmos seja responsalveis diretos sobre as multas e os danos que venha a cometer e um cadastro do mesmo junto a smtr de conduta e diciplina do mesmo so assim a prefeitura tera como banir os pessimos proficionais.

    ResponderExcluir
  14. alguem sabe responder se quem e funcionario publico e ja tem permissao a 10anos e trabalha tambem como taxista podera continuar com a permissao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, desconheço quaquer lei relativa a táxi que impeça um funcionário público de exercer a função de taxista; porém alguns regimentos ou estatutos do servidor público proibem que este tenha outra profissão ou atividade, é o caminho inverso.

      Excluir
  15. Boa noite caro Andre sou taxista em Guaxupé MG onde herdei o ponto de taxi do meu finado pai onde trabalhou por 26 anos na praça com sua morte consegui transferir o ponto para meu nome na gestão passada da prefeitura.Porque meu pai comprou o ponto e eu achei por direito que o ponto ficasse pra mim.Mas agora vem a questão que eu quero lhe perguntar,na atual gestão o novo prefeito quer acabar com a transferencias de ponto de taxi sendo assim o ponto volta pra prefeitura ele pode fazer isso mesmo com essa lei federal ter sido aprovada ou ainda não foi aprovada por favor me tire essa dúvida desde já obrigado um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  16. Caro André, sou taxista na cidade de Guaxupé-MG onde herdei o ponto de meu pai, que trabalhou na praça durante 26 anos. Sendo assim, consegui a permissão de taxista na gestão passada na prefeitura. Agora, com o atual prefeito não está fazendo transferências mais de ponto de táxi. Gostaria de saber, se isto é "legal". Pois, essa lei federal esta valendo ou nao? Desde já, muito obrigado espero a resposta!

    ResponderExcluir

COMENTE COM RESPONSABILIDADE, NÃO USE PALAVRÕES, SUA MÃE OU SEU FILHO PODE ESTAR ACESSANDO ESTA PÁGINA. VAMOS MOSTRAR A EDUCAÇÃO DO TAXISTA, USEM O ESPAÇO DEMOCRÁTICO COM SABEDORIA